Acessibilidade / Reportar erro

Autoconceito e função do papel em pacientes com câncer de cabeça/pescoço

Autoconcepto y función de rol en pacientes con cáncer de cabeza/cuello

Resumo

Objetivo:

Analisar os modos de adaptação de autoconceito e a função do papel em pacientes em tratamento de câncer de cavidade oral.

Métodos:

Estudo qualitativo, realizado com pacientes de hospital de referência em câncer, em Fortaleza, CE, Brasil. Utilizou-se da entrevista como técnica de coleta de dados, a partir de instrumento semiestruturado, tendo como base o referencial teórico de Callista Roy. A verificação dos dados ocorreu a partir da análise de conteúdo temática.

Resultados:

Emergiram duas categorias temáticas: Sentimentos envolvidos no cotidiano da doença e Perdas de papéis sociais e familiares frente ao câncer de cabeça e pescoço. Revelaram-se declive na autoestima, respostas adaptativas no self-físico, sentimentos negativos no self-pessoal, adaptação positiva no self-pessoal, adaptação positiva, mediada pela crença e religiosidade, na categoria de sentimentos envolvidos. No tocante às perdas de papéis sociais e familiares, identificaram-se alteração de papéis na relação com a família e sociedade, em decorrência da situação trabalhista, e distância entre o convívio da família e necessidade de continuar os ciclos de radioterapia.

Conclusão:

Constatou-se que as respostas eficazes no modo de autoconceito se encontram na possibilidade de esclarecer o enfoque que deve ser atribuído ao atendimento a essa condição em tela, como forma de promover adaptação à nova condição de vida.

Descritores
Teoria de enfermagem; Adaptação psicológica; Conceito de papel; Neoplasias de cabeça e pescoço

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br