Acessibilidade / Reportar erro

Consumo de bebidas alcoólicas e binge drinking nos jovens em formação

Consumo de bebidas alcohólicas y binge drinking en jóvenes estudiantes

Resumo

Objetivo:

Este estudo, tem o objetivo de conhecer o consumo de bebidas alcoólicas e em particular a prática de binge drinking (BD) em jovens que frequentam a escolaridade obrigatória, no distrito de Lisboa, Portugal.

Métodos:

Estudo descritivo e correlacional de natureza quantitativa. Amostra constituída por 174 indivíduos de ambos os sexos que frequentam a escolaridade obrigatória em escolas do distrito de Lisboa, Portugal. Foram utilizados como instrumentos de avaliação: questionário sociodemográfico e Alcohol Use Disordens Identification Test (AUDIT-C). Análise dos dados pelo SPSS 25.

Resultados:

Amostra com uma média de idades 15 anos, em que 75,9% da amostra já consumiu bebidas alcoólicas e 23% da amostra já praticou BD, destacando-se uma maior percentagem no sexo feminino. Existem diferenças estatisticamente significativas entre a prática de BD, o consumo de risco identificado pelo AUDIT-C e o tipo de ensino frequentado. Participantes de ambos os sexos apresentavam percentagens idênticas de consumo de risco de bebidas alcoólicas. Há correlação positiva entre a idade de experimentação, o consumo de risco e a prática de BD.

Conclusão:

O consumo de bebidas alcoólicas nos jovens em formação, em idades muito precoces, assim como a de BD, mostram a pertinência de iniciar ações de prevenção do consumo de álcool ainda no ensino básico e a necessidade de aumentar a literacia dos jovens sobre o consumo de álcool, em especial no BD.

Descritores
Consumo de bebidas alcoólicas; Adolescente; Bebedeira

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br