Acessibilidade / Reportar erro

Prevenção e controle das infecções no domicílio: desafios e implicações para enfermagem

Resumo

Objetivo

Identificar as competências teóricas do enfermeiro para atuação na prevenção e controle das infecções em atenção domiciliar a partir da opinião de especialistas.

Métodos

Estudo quase-experimental baseado na Técnica Delphi, realizado em Unidades Básicas de Saúde de uma capital do Nordeste brasileiro e Universidades de quatro regiões do País. Participaram 19 enfermeiros atuantes nas equipes da Estratégia Saúde da Família e 15 pesquisadores recrutados pelo método snow-ball.

Resultados

A partir da avaliação e consenso dos participantes, elaborou-se uma lista de competências, que permitiram analisar aspectos conceituais, procedimentais e contextuais quanto à prevenção da infecção no ambiente domiciliar.

Conclusão

As práticas de prevenção e controle das infecções na Atenção Domiciliar são competências teóricas reconhecidas pelos enfermeiros, contudo as bases teóricas necessitam de revisões e adaptações no âmbito assistencial e do ensino. As categorias elencadas configuram-se em um instrumento de futuras análises e de reflexão no controle das infecções no ambiente domiciliar.

Infecção/prevenção & controle; Assistência domiciliar; Competência profissional; Enfermagem em atenção primária

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br