Acessibilidade / Reportar erro

Fatores intervenientes nas crenças de capacidade de cuidado de pais de prematuros

Factores intervinientes en las creencias de capacidad de cuidado de padres de prematuros

Resumo

Objetivo

Investigar a relação das crenças de pais de recém-nascidos prematuros em unidade de terapia intensiva neonatal, com variáveis sociodemográficas e clínicas, sobre sua capacidade de cuidado, utilizando-se a Escala de Crenças dos Pais.

Métodos

Estudo transversal com 97 pais e/ou mães de prematuros hospitalizados em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Unidade de Cuidados Intermediários, de hospital universitário de médio porte, na região Oeste do Paraná. A coleta de dados ocorreu de outubro de 2015 a maio de 2016, utilizando-se a Escala de Crença dos Pais, validada para o Brasil, e instrumento sóciodemográfico e de variáveis clínicas do recém-nascido. A análise foi estatística descritiva e inferencial e avaliou a associação entre os escores da escala, por meio do teste de qui-quadrado para independência, com as variáveis categóricas sociodemográficas e clínicas.

Resultados

Responderam a escala 86 (88,7%) mães e 11 (11,3%) pais, sendo encontrada associação significativa para a idade dos outros filhos, além do prematuro, com as categorias da escala, e relação inversa para os escores da escala diante da renda familiar, idade e escolaridade materna, com associação estatística significativa para a renda familiar. Dentre os participantes, quanto a capacidade de cuidado, 35 pais e/ou mães foram identificados com suficiência, 49 pais e/ou mães com suficiência moderada e 13 pais e/ou mães com insuficiência moderada.

Conclusão

A escala apresentou adequada aplicação diante das crenças na capacidade de cuidado dos pais de prematuros, indicando os fatores sociodemográficos influentes. A maioria dos cuidadores demonstrou capacidade para o cuidado.

Recém-nascido prematuro; Cuidado da criança; Poder familiar; Unidades de terapia intensiva neonatal

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br