Acessibilidade / Reportar erro

Sentidos da qualidade de vida para trabalhadoras sexuais: estrutura das representações sociais

Sentido de calidad de vida para trabajadoras sexuales: estructura de las representaciones sociales

Resumo

Objetivo

Analisar os sentidos atribuídos por trabalhadoras do sexo à qualidade de vida evidenciados na estrutura das representações sociais.

Métodos

Estudo qualitativo baseado na Teoria das Representações Sociais, com 133 mulheres do Alto Sertão Produtivo Baiano. Aplicou-se um roteiro contendo o estímulo ‘qualidade de vida’ para o teste de evocação livre de palavras. As evocações foram analisadas com o quadro de quatro casas e a árvore máxima de similitude.

Resultados

Pressupõe-se que os sentidos atribuídos à qualidade de vida, presentes na estrutura central das representações das participantes, estão associados aos léxicos vida saudável, saúde mental, paz, proteção, segurança, dinheiro e família, remetendo a uma acepção positiva do conceito apontado pela Organização Mundial de Saúde. Contudo, evidencia-se um possível subgrupo na zona de contraste, talvez pelo contexto, vivências e experiências distintas das demais participantes, com destaque para as evocações tristeza, estresse e ansiedade, as quais remetem aos problemas enfrentados no cotidiano do serviço sexual.

Conclusão

Fez-se presente na estrutura das representações sociais das trabalhadoras sexuais, sentidos voltados à vida saudável e aos recursos financeiros (importante para sobrevivência delas e dos familiares) que remetem aos aspectos conceituais e atitudinais que conformam o conceito de qualidade de vida.

Profissionais do sexo; Qualidade de vida; Saúde da mulher

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br