Acessibilidade / Reportar erro

Terminologia especializada de enfermagem no cuidado às pessoas vivendo com aids

Terminología especializada de enfermería en el cuidado de personas que viven con sida

Resumo

Objetivo:

Construir e validar quanto ao conteúdo uma terminologia especializada de Enfermagem, no cuidado a adultos vivendo com aids, fundamentado no Modelo de Sete Eixos da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem.

Métodos:

Estudo metodológico, realizado em um Hospital Escola no Nordeste do Brasil. Seguiram-se as seguintes etapas: extração dos termos de prontuários de pessoas vivendo com aids; normalização; mapeamento cruzado entre os extraídos e os constantes na Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem; distribuição destes nos sete eixos e validação de conteúdo por meio de índice de concordância entre enfermeiros peritos.

Resultados:

Extraíram-se 2.000 termos. A normalização resultou em 557 termos pertinentes, estando 319 constantes e 238 não constantes na Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem. Foram validados pelos peritos 522 termos, sendo 319 constantes e 203 não constantes, os quais atingiram um índice de concordância ≥ 0,80.

Conclusão:

O estudo permitiu identificar e validar os termos utilizados por enfermeiros na assistência às pessoas vivendo com aids, o qual subsidiará as etapas subsequentes à construção de um subconjunto terminológico para informação e comunicação à prática de Enfermagem.

Descriptores
Cuidados de enfermagem; Terminologia padronizada em enfermagem; Síndrome de imunodeficiência adquirida; HIV

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br