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Análise das percepções docentes sobre currículo da Escola Paulista de Enfermagem

Análisis de las percepciones docentes sobre el diseño curricular de la Escola Paulista de Enfermagem

Resumo

Objetivo

Identificar o processo de mudança do ensino de enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem, expondo as experiências de ensino, gestão e práticas pedagógicas.

Métodos

Estudo qualitativo, sob a perspectiva histórico-social e utilizando o método da História Oral Temática. Participaram seis docentes do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem (EPE).

Resultados

Os resultados demonstram as percepções das docentes, as quais são descritas nas categorias relacionadas ao currículo escolar utilizado no curso de graduação em Enfermagem capaz de contemplar a integração de saberes e práticas presentes na rotina de trabalho. O currículo não pode ser entendido como um documento simples para a descrição de disciplinas escolares isoladas e fragmentadas, desvinculadas da prática profissional de enfermagem. Foi realizada a análise de conteúdo temática, resultando em três categorias.

Conclusão

As percepções sobre a organização e estrutura curricular permitiram elucidar como as mudanças políticas, sociais, econômicas e culturais do país foram capazes de influenciar o processo de ensino da Graduação em Enfermagem entre 1980 e 2010. A EPE assumiu um papel social com a formação em enfermagem, utilizando o currículo para disseminar o conhecimento e delimitar o perfil de formação na escola.

Ensino; Educação; Educação em enfermagem; Educação Superior; Currículo; Docentes

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