Acessibilidade / Reportar erro

EPIDEMIOLOGIA DAS LESÕES NO BEACH TENNIS: INCIDÊNCIA E FATORES DE RISCO

RESUMO

Introdução:

Devido ao crescente aumento da prática de Beach Tennis no Brasil e a carência de estudos sobre as lesões que ocorrem nesse esporte se faz necessário o desenvolvimento de mais pesquisas sobre o tema.

Objetivo:

identificar fatores de risco e de proteção para lesões no Beach Tennis, afim de gerar estratégias de prevenção às injurias musculoesqueléticas.

Método:

realizado estudo epidemiológico transversal nível 3 de evidência através de um formulário eletrônico com 698 praticantes de Beach Tennis, que responderam questionamentos sobre sua relação com a prática do esporte e ocorrências de lesões. Pesquisamos a prevalência das lesões e seus tipos, assim como sua relação com as características físicas pessoais e prática de outros esportes.

Resultados:

encontramos relação de positividade para lesões quando associadas a maior tempo de exposição e presença de lesão prévia. Não encontramos diferença quanto ao IMC, sexo e a realização de alongamento e fortalecimento muscular.

Conclusão:

as lesões mais frequentes não traumáticas foram no cotovelo e ombro (tendinite) e traumáticas (entorse) de joelho e tornozelo. Nível de Evidência II; Estudo de Coorte.

Descritores:
Ferimentos e Lesões; Epidemiologia; Atletas; Sistema Musculoesquelético

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br