Acessibilidade / Reportar erro

RESULTADOS DO TRATAMENTO CIRÚRGICO DAS FRATURAS ARTICULARES DE ESCÁPULA

RESUMO

Introdução:

As fraturas de escápula são lesões raras e muitas vezes associadas a traumas de alta energia, sendo que as fraturas articulares correspondem a apenas 15% de todas fraturas escapulares. O tratamento cirúrgico é indicado para fraturas com grandes desvios e com instabilidade articular.

Objetivo:

Avaliar os resultados clínicos e funcionais após o tratamento cirúrgico das fraturas de escápula.

Métodos:

Oito pacientes com fraturas da escápula foram tratados cirurgicamente entre o período de 2013 e 2019. Para indicação do tratamento cirúrgico, levou-se em consideração os desvios mediolaterais, ângulo glenopolar, desvios angulares e desvio articular maior que 4 mm. Resultados radiográficos de consolidação, arco de movimento, escore funcional e escala visual analógica de dor foram obtidos.

Resultados:

No seguimento médio de 29 meses (13-40 meses), todos os pacientes apresentaram consolidação da fratura. A média do escore UCLA foi de 29 pontos (sendo 75% de resultados bons e 25% de resultados moderados). Com relação ao arco de movimento, a elevação média foi de 146° (variando de 110° a 160°), rotação lateral de 62° (36-80°) e rotação medial no nível de T7 (T6-T10). A média final do EVA foi de 2,3. Todos os pacientes retornaram ao nível pré-lesão de trabalho.

Conclusão:

Nesta série de casos, o tratamento cirúrgico das fraturas da escápula com envolvimento articular proporcionou resultados satisfatórios com baixa taxas de complicações, mostrando ser uma opção em casos selecionados de fraturas desviadas. Nível de Evidência IV, Série de Casos.

Descritores:
Escápula; Cavidade Glenoide; Articulação do Ombro

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br