Acessibilidade / Reportar erro

ESTUDO ENTRE ARTROPLASTIA TOTAL DO JOELHO SEMI-CONSTRITA COM OU SEM HASTE INTRAMEDULAR

RESUMO

Objetivo:

Realizar um estudo comparativo observando a análise clínica e radiográfica das próteses primárias do tipo TC3 Johnson® com ou sem haste durante um seguimento de curto prazo.

Métodos:

A amostra foi dividida em três grupos: Grupo 1 com haste, Grupo 2 sem haste e Grupo 3 misto. Foi realizada a análise clínica dos pacientes e verificado se ocorreu soltura dos implantes.

Resultados:

As deformidades pré-operatórias foram predominantemente graves. O arco de movimento total no pós-operatório foi acima de 96,7° nos três grupos. No pós-operatório o ângulo tíbio-femoral oscilou na média entre 5 e 6° de valgo. Não houve registro de soltura do implante para os casos tratados com haste; a incidência de soltura foi de 14,3% entre os casos do grupo sem haste e de 16,7% entre os casos do grupo misto.

Conclusão:

Em geral, as deformidades pré-operatórias foram consideradas graves. No pós-operatório a amplitude total do arco de movimento foi acima de 96,7°. O ângulo tíbio-femoral pós-operatório obteve uma média entre 5 e 6° de valgo. Não há diferença significativa na soltura dos implantes nos três grupos. Nível de Evidência III, Estudo Retrospectivo Comparativo.

Descritores:
Artroplastia do Joelho; Joelho; Seguimentos

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br