Acessibilidade / Reportar erro

CÉLULAS MESENQUIMAIS NO REPARO DA ROTURA DO MANGUITO ROTADOR - DESCRIÇÃO DE TÉCNICA E RELATO DE CASOS

RESUMO

Objetivo:

Descrever o protocolo de obtenção de células mesenquimais e relatar seu uso como adjuvante biológico em três pacientes submetidos ao reparo artroscópico do manguito rotador.

Métodos:

Série de casos de pacientes submetidos ao reparo artroscópico de rotura transfixante do músculo supraespinal utilizando como adjuvante biológico células mesenquimais obtidas da medula óssea. Todos ospacientes foram operados na mesma instituição por um cirurgião com 13 anos de experiência. As células foram aplicadas ao final do procedimento, na interface do tendão com o osso, na concentração aproximada de 2 milhões de células mesenquimais/mm3 e volume total de 5 ml.

Resultados:

Todos os pacientes melhoraram após o procedimento, havendo um resultado excelente e dois bons. Todos superaram a diferença clínica minimamente importante. Em todos os casos ocorreu cicatrização tendínea, sem a presença de rerroturas parciais ou completas. Não observamos complicações.

Conclusão:

O reparo do manguito rotador artroscópico com adição de células mesenquimais obtidas da medula óssea e submetidas a processo de expansão celular levou a bons resultados funcionais e cicatrização, sem complicações, em todos os casos da amostra. Nível de Evidência IV, Série de Casos.

Descritores:
Manguito Rotador; Artroscopia; Transplante de Células-Tronco Mesenquimais

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br