Acessibilidade / Reportar erro

TÉCNICA DE PERFUSÃO À RM NA AVALIAÇÃO DA LESÃO DO TENDÃO DE AQUILES EM COELHOS

RESUMO

Objetivos:

Avaliar a captação do gadolínio (Gd) à ressonância magnética (DCRM) em modelo experimental de lesão do tendão de Aquiles.

Métodos:

Foram utilizados 12 coelhos machos, adultos e brancos da raça Nova Zelândia, distribuídos em dois grupos: operados (n = 8), com ressecção da porção central do tendão de Aquiles; e o grupo controle (n=4). Após quatro semanas, realizou-se ressonância magnética com técnica de avaliação dinâmica do meio de contraste, seguido de analise histológica dos tendões.

Resultados:

Houve diferença (p <0,001) do pico máximo de realce de contraste, na DCRM dinâmica do tendão de Aquiles entre os grupos operado e controle, sendo evidenciada maior captação de contraste no grupo operado. À histologia, os tendões operados apresentaram desorganização de sua arquitetura, fibras tendíneas de aspecto desordenado, com neoformação vascular e proliferação de fibroblastos.

Conclusão:

A DCRM apresentou potencial de demonstrar alterações do padrão de vascularização do tendão de Aquiles no pré e pós-operatório. A DCRM apresenta potencial para ser usada em estudos para controle de tratamento e diagnóstico da tendinose. Nível de evidência II, Estudo Experimental.

Descritores:
Imagem por Ressonância Magnética; Perfusão; Tendão; Cicatrização

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br