Acessibilidade / Reportar erro

ANÁLISE COMPARATIVA DA EFETIVIDADE DA COLETA DE DADOS CLÍNICOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS ELETRÔNICOS ONLINE E FÍSICOS EM PACIENTES ORTOPÉDICOS

RESUMO

A coleta de dados clínicos é etapa essencial para o desenvolvimento de qualquer pesquisa científica, e a coleta de dados digital online pode otimizá-la.

Objetivo:

Comparar o índice de resposta e a precisão da data de coleta de dados clínicos por meio de aplicação de questionário digital online e físico a pacientes ortopédicos.

Métodos:

Estudo comparativo realizado com 40 pacientes que apresentaram entorse de tornozelo, acompanhados pelo período de 12 semanas, com aplicação dos questionários escala visual analógica, foot function index e Cumberland ankle instability tool físicos e digitais. Além disso, foram recolhidos dados sobre o momento da coleta dos questionários.

Resultados:

Obtivemos índice de resposta de 83,3% no grupo de coleta digital e 60% no grupo de coleta física (p < 0,05), sendo que o índice de resposta no grupo de coleta digital foi maior em todos os momentos de coleta (3, 6 e 12 semanas). A análise do momento da coleta apresenta maior variabilidade no grupo de coleta física em todos os momentos do estudo (2,8 vs 1,5; 4,0 vs 2,4; 8,6 vs 1,5).

Conclusão:

A coleta de dados digital é efetiva para a obtenção dos dados clínicos de pacientes que apresentam entorse do tornozelo. Nível de Evidência III, Estudo Comparativo, Prospectivo, Longitudinal em Grupos Paralelos.

Descritores:
Entorses e Distensões; Tornozelo; Internet; Coleta de Dados

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br