Acessibilidade / Reportar erro

DESFECHOS DA TÉCNICA DE PORTAL PÓSTERO-MEDIAL DUPLO PARA FIXAÇÕES DE FRATURA EM AVULSÃO TIBIAL DO LIGAMENTO CRUZADO POSTERIOR

RESUMO

Objetivos

O objetivo foi avaliar os resultados clínicos da fixação da fratura da avulsão tibial PCL realizada com parafusos esponjosos de 4 mm, utilizando uma técnica de portal postero-medial (PM) duplo.

Métodos

Em um estudo prospectivo, acompanhamos 12 pacientes submetidos à fixação da avulsão tibial de inserção PCL por via artroscópica utilizando portais duplos PM com parafusos esponjosos de março de 2014 a janeiro de 2020. O portal PM proximal superior serviu como um portal de instrumentos e forneceu uma trajetória ideal para a fixação artroscópica com parafusos de fixação de fraturas avulsas PCL maiores. O portal PM inferior foi usado como um portal de visualização.

Resultados

Foram encontradas melhorias significativas entre o pré-operatório e o pós-operatório, com pontuação média de Lysholm aos seis meses. A pontuação média do IKDC pré-operatório de 10,13 aumentou para 89,3 no final dos seis meses. Os resultados adversos menores com esta técnica foram: grau I na flacidez posterior de cinco joelhos (41,6%), rigidez temporária em dois casos (16,7%), união tardia em um paciente (8,3%) e dificuldade de agachamento ao final de seis meses em um paciente (8,3%). O atraso temporário da extensão estava presente em dois indivíduos (16,7%) e o déficit de flexão sutil fixo de 3-5 graus ocorreu em um indivíduo (8,3%).

Conclusão

Os resultados obtidos com a técnica proposta foram similares aos obtidos com técnicas abertas, embora déficits leves de flexão e discreta flacidez posterior possam estar presentes em um número significativo de casos. Nível de Evidência II; Estudo de Coorte Prospectivo.

Descritores
Ligamento cruzado posterior; Fratura Avulsão; Pro­cedimentos Cirúrgicos Artroscópicos

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br