Acessibilidade / Reportar erro

ENSAIO RANDOMIZADO DA ASPIRINA NA PROFILAXIA DO TROMBOEMBOLISMO EM ARTROPLASTIA DO QUADRIL

RESUMO

Objetivo:

Este estudo pretende avaliar a aspirina como profilaxia química (200 mg) na artroplastia total do quadril.

Métodos:

estudo comparando dois grupos com diferentes doses de aspirina e utilizando a ultrassonografia (USG) para rastreamento da trombose venosa profunda baixa. O grupo 1, 650 mg ao dia de aspirina (controle) e o grupo 2, 200 mg de aspirina ao dia na mesma posologia (intervenção) e associados ao uso de meias elásticas de compressão e deambulação precoce.

Resultados:

quatorze pacientes foram alocados no grupo A (200 mg) e 16 no grupo B (650 mg). No grupo A foram detectados 3 casos com trombos abaixo da veia poplítea ao USG sendo 21,4%. Já no grupo B, 5 casos foram identificados após o primeiro exame (31,2%). Todos assintomáticos e sem sinais de sangramento ativo ou queda da hematimetria no momento da detecção dos trombos.

Conclusão:

os dados sugerem não haver diferença na incidência de trombo em ambos os grupos, não sendo a profilaxia com a aspirina dose-dependente. Os níveis hematimétricos retornaram aos níveis iniciais o que sugere não ter havido sangramento crônico ou agudo relacionado ao uso. Nível de Evidência I; Estudo Clínico Randomizado Longitudinal Comparativo.

Descritores:
Prevenção de Doenças; Tromboembolia; Artroplastia Total do Quadril; Aspirina

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br