Acessibilidade / Reportar erro

RECONSTRUÇÃO ACETABULAR EM DEFEITOS POR PAPROSKY TIPO III

RESUMO

Objetivos:

A deficiência pélvica severa apresenta um problema difícil na artroplastia do quadril. Especificamente, os objetivos são restaurar o estoque ósseo pélvico, colocar o componente acetabular na posição anatômica correta e otimizar a estabilidade da articulação. Atualmente, existem muitas técnicas cirúrgicas para a cirurgia de revisão protética em defeitos do complexo acetabular, mas não há consenso sobre o melhor tratamento. Os objetivos deste trabalho são revisar casos de médio prazo operados por apresentar defeito ósseo grave (Paprosky tipo III) tratado com aloenxerto ósseo e gaiola anelar Bursch - Schneider anti protusio (BSAC).

Métodos:

Foi realizada uma revisão retrospectiva consecutiva das primeiras 23 reconstruções acetabulares complexas realizadas entre 2006 e 2011. Esta série inclui a curva de aprendizado do procedimento e tem um acompanhamento mínimo de 5 anos.

Conclusão:

Em conclusão, nosso estudo confirma a eficácia do uso de aloenxerto morselado congelado combinado com um anel de metal tipo BSAC durante a reconstrução acetabular. É necessário recuperar o centro de rotação do quadril em sua localização anatômica para o sucesso a longo prazo. Em casos de soltura maciça, o centro anatómico de rotação só pode ser restaurado pela reconstrução da densidade óssea usando um enxerto protegido por um anel que melhora a centralização da cabeça. Nível de Evidência tipo IV, Série de Casos.

Descritores:
Revisão articular; artroplastia do quadril; enxertos ósseos; procedimentos cirúrgicos reconstrutivos

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br