Acessibilidade / Reportar erro

ANÁLISE DOS CUSTOS DO TRATAMENTO CIRÚRGICO DAS METÁSTASES DA COLUNA VERTEBRAL

RESUMO

Introdução

O tratamento do câncer em fim de vida está associado a custos substanciais em saúde.

Objetivo

O objetivo do estudo foi analisar o custo do tratamento cirúrgico de pacientes com metástase espinhal e compressão peridural submetidos ao tratamento cirúrgico.

Métodos

Uma análise retrospectiva de custos de 81 pacientes com metástase espinhal e compressão peridural submetidos a tratamento cirúrgico. A avaliação de custos foi definida nas seguintes categorias: medicamentos, exames laboratoriais e de imagem, enfermaria, sala de recuperação, unidade de terapia intensiva, procedimento cirúrgico e material consignado. O custo relacionado à melhora da dor, atividade funcional e sobrevida também foi avaliado.

Resultados

O custo total do tratamento cirúrgico de 81 pacientes foi de R $ 3.604.334,26 e o valor médio de cada paciente foi de R $ 44.497,95. Os maiores gastos foram relacionados com implantes (41,1%), seguidos de internação (27,3%) e procedimento cirúrgico (19,7%).

Conclusão

O custo do tratamento cirúrgico para metástases espinhais é um dos mais caros entre as complicações ósseas em pacientes com câncer. O custo do tratamento relacionado aos desfechos apresentou diferença de acordo com o desfecho analisado e a permanência hospitalar, exames, medicamentos e terapia intensiva tem papel importante em alguns dos custos relacionados ao desfecho específico. Nível de Evidência II, Estudo retrospectivo.

Descritores
Cuidados Paliativos; Compressão da Medula Espinal; Custos Hospitalares; Custos e Análise de Custo

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br