Acessibilidade / Reportar erro

EFEITOS DO TUBO DE DRENAGEM NA DOR E RECUPERAÇÃO FUNCIONAL APÓS ARTROPLASTIA UNICOMPARTIMENTAL DO JOELHO

RESUMO

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto da implantação do tubo de drenagem na dor pós-operatória, na recuperação e no consumo de opioides em um período de 72 horas após a artroplastia unicompartimental do joelho (UKA).

Métodos:

Pacientes com osteoartrite medial do joelho submetidos à UKA de janeiro de 2019 a agosto de 2020 foram incluídos no estudo e divididos em dois grupos com base no fato de terem ou não recebido um dreno no pós-operatório.

Resultados:

O grupo de drenagem apresentou escores EVA significativamente menores no dia 1, no dia 2 e no dia 3, além de alterações significativamente menores na circunferência da articulação do joelho em 3 dias de pós-operatório (P <0,05). A ADM no grupo de drenagem aumentou significativamente em 3 dias e 1 mês após a cirurgia, com uma diferença estatisticamente significativa no consumo de morfina entre os dois grupos em 3 dias (P<0,05). A incidência de náuseas e vômitos no pós-operatório(5 casos) e sangramento da ferida (1 caso) foi menor no grupo de drenagem em comparação com o grupo sem drenagem (P<0,05).

Conclusão:

A utilização de tubo de drenagem na UKA pode reduzir o edema articular do joelho e a dor, reduzindo o uso de opioides e facilitando as atividades funcionais iniciais da articulação do joelho. Nível de Evidência III; Estudo Comparativo Retrospectivo.

Descritores:
Artroplastia do Joelho; Drenagem; Articulação do Joelho; Morfina

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br