Acessibilidade / Reportar erro

QUALIDADE DE VIDA EM ADULTOS COM SARCOMAS EM CIRURGIA CONSERVADORA OU AMPUTAÇÃO

RESUMO

Objetivo:

Conhecer a percepção da qualidade de vida, funcionalidade e aspectos psicológicos de adultos com sarcoma de membros inferiores, submetidos à cirurgia conservadora ou amputação.

Métodos:

Foram coletados dados sociodemográficos, e utilizados os questionários: EORTC QLQ-C30 para a qualidade de vida; o Sistema de Avaliação Funcional (MSTS) para a funcionalidade; e o Inventário de Depressão de Beck (BDI) para sintomas de depressão.

Resultados:

A amostra foi constituída por 45 adultos jovens com sarcoma, divididos em dois grupos: amputação (29) e cirurgia conservadora (16). Predominaram jovens do sexo masculino, solteiros e estudantes. A média da renda familiar antes e após a doença não diferiu, porém os que estavam trabalhando apresentaram melhor percepção de qualidade de vida global, assim como os com maior renda familiar após a doença. Quanto ao tipo de cirurgia, houve predomínio da amputação, o osteossarcoma foi o tipo histológico mais comum e a região do fêmur a mais acometida. Todos os participantes participavam de atividades sociais, culturais, esportivas ou religiosas. Os valores do MSTS e da escala de Beck não diferiram entre os procedimentos.

Conclusão:

Visto a escassez de estudos sobre o tema em nível nacional, sugerem-se novas investigações, a fim de explorar aspectos relacionados com a qualidade de vida para pacientes com sarcomas. Nível de Evidência III, Estudo retrospectivo comparativo.

Descritores:
Qualidade de Vida; Cirurgia Oncológica; Salvamento de Membro; Amputação

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br