Acessibilidade / Reportar erro

AVALIAÇÃO DO TRATAMENTO CIRÚRGICO DAS LESÕES ANTEROSSUPERIORES DO MANGUITO ROTADOR POR VIA ARTROSCÓPICA

RESUMO

Objetivo:

Avaliar o resultado funcional do tratamento artroscópico das lesões anterossuperiores do manguito rotado.

Métodos:

Avaliação de 59 pacientes com lesão anterossuperior submetidos a tratamento cirúrgico. O tempo de seguimento foi de 5,5 anos. As lesões foram diagnosticadas por exame físico e de imagem. A análise estatística comparou os resultados pré e pós-operatórios de amplitude de movimento e da escala da UCLA, com teste de pontos sinalizados de Wilcoxon, nível de significância de 5% (p≤0,05), a relação entre a lesão do subescapular e o pós-operatório pela aplicação do teste de Mann-Whitney, e entre o tempo de dor e a escala da UCLA pela correlação de Spearman.

Resultados:

Houve melhora estatisticamente significativa (p<0,001) comparando-se a amplitude de movimento e a escala da UCLA nos períodos pré e pós-operatórios. 39% dos casos foram classificados como excelentes resultados, 33,9% bons, 23,7% regulares e 3,4% ruins. Houve relação estatisticamente significativa entre o tipo de lesão do subescapular e o resultado funcional, entre o tempo de dor e a escala da UCLA pós-operatória. Registramos cinco complicações, quatro re-rupturas e uma capsulite adesiva.

Conclusão:

O tratamento artroscópico das lesões anterossuperiores apresentou resultados satisfatórios, com 8,5% de complicações. Nível de Evidência IV, Série de Casos.

Descritores:
Manguito rotador; Estudos retrospectivos; Ombro

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br