Acessibilidade / Reportar erro

RESULTADOS CLÍNICOS DO TRATAMENTO COM COLAGENASE PARA A DOENÇA DE DUPUYTREN: UM ESTUDO DE SÉRIE DE CASOS COM 2 ANOS DE ACOMPANHAMENTO

RESUMO

Objetivos:

O objetivo deste estudo é relatar nossa experiência com Clostridium Histolyticum colagenase (CCH) para apoiar a importância de seu uso clínico e para avaliar sua eficácia clínica, complicações e recidivas.

Métodos:

Estudo observacional prospectivo de acompanhamento por 2 anos em 66 pacientes com um atraso de extensão maior de 20° na articulação metacarpofalângica (MPJ) e/ou articulação interfalângica proximal (PIPJ). Foram coletados dados sobre detalhes demográficos e anamnésicos, graus de contração da MPJ e PIPJ, escore de DASH, complicações e recidivas.

Resultados:

A média da contração pré-injeção foi de 34° para a MPJ e 31° para a PIPJ. Com 2 anos de acompanhamento, a contração média para a MPJ e PIPJ foi de 3° e 14,5° respectivamente. A pontuação média do DASH diminuiu de 21,8 antes da injeção para 10,4 após 2 anos. A recorrência da doença ocorreu em 34,8% dos pacientes, todos com contração de PIPJ. A principal complicação foi a quebra da pele (25,7%).

Conclusão:

As injeções de CCH continuam sendo uma opção consistente no tratamento do DD; a retirada do medicamento do mercado europeu priva os cirurgiões e pacientes de uma ferramenta pouco invasiva e segura para o tratamento do DD. Nível de evidência IV, Estudo terapêutico que investiga os resultados do tratamento, série de casos.

Descritores:
Contratura de Dupuytren; Fibromatose Palmar; Colagenase Microbiana; Recidiva

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br