Acessibilidade / Reportar erro

BIOMECÂNICA DE MODELOS DE ENXERTOS ÓSSEOS EM BLOCO DE GEOMETRIAS DIFERENTES

RESUMO

Objetivo:

Avaliar o comportamento mecânico de enxertos ósseos em blocos com geometrias diferentes usando modelos de madeira.

Métodos:

Montagens com “enxertos” de perfil retangular (G1) e trapezoidal (G2), fixadas com placas de compressão dinâmica de 3,5 mm e oito orifícios, foram submetidas a ensaios não destrutivos de flexão, com a carga aplicada alternativamente na mesma superfície de fixação da placa (superior), na superfície oposta (inferior) e de torsão. Foram consideradas uma carga máxima de 50 N para a flexão e uma deformação máxima de 5° para a torsão. Foram registrados o desvio (mm) e a rigidez (N/mm) para o primeiro e o torque (N.m) para o segundo.

Resultados:

A rigidez foi consistentemente maior em G2 que em G1, mas não significantemente para todas as comparações. A exceção foi para a carga aplicada na mesma superfície da fixação com a placa, significantemente maior em G1 que em G2. O torque foi mais elevado em G1, mas não significantemente.

Conclusão:

Os dois “enxertos” de perfis diferentes apresentam comportamento mecânico semelhante, podendo ser utilizados indistintamente na prática clínica. Nível de evidência V; opinião de especialista baseada em matérias básicas.

Descritores:
Fixação interna de fraturas; Enxerto ósseo; Complicações; Pseudoartrose

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br