Acessibilidade / Reportar erro

Classificação etiológica de pacientes admitidos com hemorragia intracerebral utilizando a escala SMASH-U: uma série brasileira

Resumo

Antecedentes

Compreender as causas da hemorragia intracerebral (HIC) é crucial para o tratamento eficaz e prevenção de recorrências. A escala SMASH-U é um método sugerido para classificar e prever os resultados da HIC.

Objetivo

Descrever a classificação SMASH-U e os resultados por etiologia em pacientes admitidos em um centro de acidente vascular cerebral (AVC) em São Paulo, Brasil.

Métodos

Foi realizada uma análise retrospectiva de pacientes admitidos no hospital ou ambulatório entre abril de 2015 e janeiro de 2018. Dois neurologistas especializados em doenças cerebrovasculares avaliaram a classificação SMASH-U e pacientes com prontuários incompletos foram excluídos.

Resultados

Dos 2000 pacientes com diagnóstico de AVC avaliados, 140 foram incluídos na análise final. A idade média foi de 57,9 (±15,5) anos e 54,3% eram do sexo masculino. A hipertensão foi a etiologia mais frequente, correspondendo a 41,4% dos casos, seguida pela angiopatia amiloide (18,5%) e lesões estruturais (14,1%). As lesões estruturais foram mais comuns em mulheres e pacientes com menos de 45 anos. Resultados favoráveis foram observados em 61% dos pacientes com lesões estruturais, em comparação com 10% dos pacientes com etiologias relacionadas a medicamentos.

Conclusão

Este estudo fornece evidências importantes sobre a classificação etiológica de pacientes brasileiros com HIC. A hipertensão e a angiopatia amiloide foram as causas mais frequentes, enquanto lesões estruturais e doenças sistêmicas foram mais comuns em pacientes mais jovens.

Palavras-chave
Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico; Prognóstico; Avaliação de Resultados em Cuidados de Saúde

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org