Acessibilidade / Reportar erro

Investigação de distúrbio do sono deve ser considerada obrigatória e incluída no manejo de distúrbios do déficit de atenção/hiperatividade

RESUMO

Objetivo

determinar a prevalência de apneia obstrutiva do sono (AOS) em crianças com déficit de atenção / hiperatividade (TDAH) e comparar amplitude e latência do potencial P300 entre as crianças com e sem AOS.

Método

Sessenta e uma crianças com TDAH foram submetidos a testes de atenção auditiva com o paradigma oddball para a detecção de potenciais relacionados a eventos (PREs) do tipo P300, seguidos por polissonografia de noite inteira. As crianças foram divididas em dois grupos, crianças com e sem AOS.

Resultados

Foi observada redução significativa da amplitude do potencial P300 em crianças com AOS quando comparadas com crianças sem AOS.

Conclusão

O estudo mostrou que a fragmentação do sono, consequente a AOS, pode exacerbar o déficit de atenção, que caracteriza o TDAH, e destacou a importância de avaliar a presença de AOS no diagnóstico diferencial de crianças com déficit de atenção.

apnéia do sono tipo obstrutiva; potencial evocado; potencial P300; transtorno do déficit de atenção com hiperatividade

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org