Acessibilidade / Reportar erro

Interesse cirúrgico da junção atlanto-occipital e atlanto-axial

Em livros clássicos de anatomia é referida a existência de duas membranas, atlanto-occipital e atlanto-axial, participando do fechamento da região cranio-cervical. Entretanto, em frequentes procedimentos cirúrgicos que envolvem esta região, jamais detectamos a presença de tais membranas.

Objetivo

Estudar os aspectos anatômicos e as estruturas que participam do fechamento posterior dos espaços atlanto-occipital e atlanto-axial.

Método

Estudo de cortes histológicos de três fetos humanos e estudos anatômicos em 8 cadáveres humanos adultos.

Resultados

Em ambos os espaços, atlanto-occipital e atlanto-axial, encontramos uma aderência entre as estruturas musculares profundas e a dura-mater, sem as membranas atlanto-occipital e atlanto-axial descritas nos livros clássicos de anatomia.

Conclusão

Não foram encontradas as membranas atlanto-occipital e atlanto-axial no material estudado; os espaços atlanto-occipital e atlanto-axial são abertos permitindo expansões aponeuróticas entre os músculos profundos e a dura-mater.

membrana atlanto-axial posterior; área atlanto-axial; neurocirurgia


Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org