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Influências do ambiente podem alterar a aquisição de habilidades motoras? Uma comparação entre pré-escolares de creches públicas e escolas privadas

O desenvolvimento ocorre num ritmo resultante da interação entre herança genética e fatores ambientais. Este estudo teve por objetivo identificar alguns fatores de risco ambientais para o desenvolvimento motor, em dois grupos de crianças saudáveis. Foram avaliadas 100 crianças (idade:5 anos) provenientes de duas creches públicas e uma escola particular, em Recife-PE. Todas as crianças foram submetidas a uma avaliação das habilidades motoras e seus pais responderam a um questionário. As crianças da creche pública mostraram atraso no campo das habilidades motoras finas. Os resultados indicaram que o desenvolvimento das crianças biologicamente saudáveis pode sofrer influência negativa dos fatores de risco ambientais. Os fatores encontrados foram: a ausência do pai; a utilização de brinquedos inadequados para faixa etária; o local onde a criança era mantida em idades precoces da infância; a falta de orientação pedagógica e de socialização extra-familiar precoce, e a baixa condição socioeconômica familiar.

desenvolvimento motor; estimulação ambiental; criança


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