Acessibilidade / Reportar erro

Abordagem diagnóstica e terapêutica da meningite crônica no Brasil: uma revisão narrativa

Resumo

Antecedentes

A meningite crônica (MC) é caracterizada por sintomas neurológicos associados à evidência de pleiocitose do líquido cefalorraquidiano por > 4 semanas. Os estudos sobre o manejo da MC no Brasil são escassos.

Objetivo

Rever criticamente a literatura sobre MC e propor uma abordagem racional no cenário brasileiro.

Métodos

Revisão da literatura narrativa discutindo a epidemiologia, avaliação clínica, testes diagnósticos básicos e avançados, além da terapia empírica e direcionada para as causas mais relevantes do MC. A presente revisão foi contextualizada com a experiência local dos autores. Além disso, propomos um algoritmo para o manejo da MC no Brasil.

Resultados

No Brasil, a tuberculose e a criptococose são endêmicas e devem ser sempre consideradas em pacientes com MC. Além destas doenças, a neurossífilis e outras condições endêmicas devem ser incluídas no diagnóstico diferencial, incluindo: neurocisticercose, síndrome de Baggio-Yoshinari e micoses endêmicas. Após etiologias infecciosas, devem ser consideradas a carcinomatose meningeal e doenças autoimunes sistêmicas. Métodos diagnósticos devem ser utilizados com base na disponibilidade, nos dados clínicos e nos dados epidemiológicos.

Conclusão

Propomos uma abordagem racional para a MC no Brasil, considerando o cenário epidemiológico, sistematizando a investigação etiológica e avaliando o uso oportuno de terapias empíricas.

Palavras-chave
Meningite; Diagnóstico; Tuberculose Meníngea; Meningite Criptocócica; Brasil

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org