Acessibilidade / Reportar erro

Sono: estudo abrangente

ANÁLISES DE LIVROS

SONO: ESTUDO ABRANGENTE. Segunda Edição. RUBENS REIMÃO. Um volume (19x27 cm) encadernado, com 442 páginas. São Paulo, 1996: Editora Atheneu (Rua Jesuíno Pascoal 30, 01224-050 São Paulo SP. FAX 011 221 3389)

Hélio Lemmi (Memphis, EUA), notável estudioso do sono, ao prefaciar a primeira edição deste livro, chamou a atenção para o fato de que "a medicina progrediu em muitas direções diferentes nos últimos anos, mas poucos desenvolvimentos são tão excitantes como os de uma especialidade completamente nova, a medicina dos distúrbios do sono". Considerando a excelente qualidade de cada um dos capítulos, vaticinou ele que "este livro será indubitavelmente referência obrigatória nas bibliotecas de todos os pesquisadores gabaritados e clínicos". Uma das melhores comprovações de que Hélio Lemmi estava certo é esta segunda edição, que vem a lume inteiramente atualizada. São 53 os estudiosos do sono que se reunem a Rubens Reimão no preparo da matéria do livro, 40 deles sediados em centros de estudo de onze diferentes países, além daqueles do Brasil.

A matéria é distribuída em 42 capítulos. A classificação dos distúrbios do sono atualmente preconizada consta do Capítulo 12. Representa ele o ponto nodal do livro. Em relação a ele os demais temas são distribuídos: aspectos básicos, primeiramente; após, aspectos clínicos de interesse e ordem diversa.

Assim, os onze primeiros capítulos versam acerca de temas essenciais ao conhecimento do sono: sua fisiologia, o papel de neurotransmissores, sono REM e sistema límbico: neurobiologia dos sonhos, cronobiologia, polissonografia, filogênese do sono, desenvolvimento ontogenético do sono em mamíferos, sono em recém-nascidos: aspectos polissonográficos, sono e envelhecimento, fisiologia do sono na idade avançada.

Aspectos clínicos e terapêuticos gerais ocupam os nove capítulos que sucedem aquele da classificação dos distúrbios do sono: sono em patologias clínicas, sono em doenças neurológicas, sono e epilepsia, eletrencefalografia, diagnóstico diferencial entre distúrbios do sono e epilepsia na infância, distúrbios de iniciar e manter o sono, insónia e ansiedade, tratamento da insônia: fármacos hipnóticos, desenvolvimento de novos hipnóticos.

Seguem-se temas em relação aos quais muitos progressos têm sido recentemente registrados, fazendo deles temas de ponta pela abrangência e pelo interesse que despertam: depressão e sono: aspectos neurobiológicos, clínicos e terapêuticos; esquizofrenia: sono eletrencefalográfico; movimentos periódicos do sono e síndrome das pernas inquietas; narcolepsia: quadro clínico e diagnóstico; respiração durante o sono em indivíduos normais; síndrome da apnéia obstrutiva do sono: quadro clínico, diagnóstico, tratamento clínico e mediante CPÁP (continuous positive airway pressure), tratamento cirúrgico; sono e doença pulmonar obstrutiva crônica, síndrome de morte súbita do lactente, síndrome de hipoventilação congênita central; parassônias: epidemiologia, diagnóstico e terapêutica; ranger de dentes durante o sono, enurese, tumescência genital noturna.

Chamam a atenção os dois capítulos seguintes. O primeiro trata dos distúrbios do sono devidos ao trabalho em turnos - importante consequência da necessidade de produção e funcionamento contínuo de nossa sociedade, como considera seu autor, Arturo Garay (Buenos Aires). O segundo apresenta abrangente estudo dos cochilos e padrões polifásicos do sono humano, de Cláudio Stampi (Ottawa).

Dois capítulos de predominante interesse técnico e prático encerram a matéria: eletrencefalograma poligráfico prolongado ambulatorial para o estudo do sono e seus distúrbios; glossário de termos utilizados em relação ao sono. índice remissivo conclui o livro.

Trata-se de compêndio recomendado ao neurologista em suas diferentes fases de diferenciação na especialidade, assim como aos que especificamente cuidam desta emergente especialidade multidisciplinar, que é a Medicina do Sono.

Antonio Spina-França

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    12 Nov 2010
  • Data do Fascículo
    Dez 1996
Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org