Acessibilidade / Reportar erro

Síndrome de Irlen: revisão sistemática e análise do nível de evidência

RESUMO

Background:

A síndrome da sensibilidade escotópica, posteriormente denominada síndrome de Meares-Irlen ou simplesmente síndrome de Irlen (SI), foi descrita como indivíduos com sintomas de baixa capacidade de leitura devido à combinação de cores e distorções nas imagens. Indivíduos com essa síndrome podem apresentar leitura lenta e ineficaz, com baixo nível de compreensão e fadiga visual. A fisiopatologia da doença ainda é incerta como uma entidade independente ou como parte do espectro da dislexia. No entanto, tratamentos com lentes e filtros coloridos foram propostos com o objetivo de aliviar o efeito do contraste luminoso e melhorar o desempenho de leitura dos pacientes. Outrossim, nenhuma evidência de eficácia do tratamento foi alcançada.

Objetivos:

Obter evidências sobre a etiologia, eficácia diagnóstica e intervenção da SI.

Métodos:

Foi realizada uma revisão sistemática, cobrindo os estudos disponíveis sobre a SI, avaliando os dados disponíveis de acordo com seu nível de evidência, com foco em ferramentas de diagnóstico, intervenções propostas e desfechos relacionados.

Resultados:

Os dados mostram alta heterogeneidade, falta de evidência sobre a existência da SI e eficácia do tratamento.

Conclusões:

A síndrome descrita e seus tratamentos exigem evidências mais robustas.

Palavras-chave:
Transtorno da leitura; revisão sistemática; medicina baseada em evidência; síndrome de meares-irlen; lentes coloridas

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org