Acessibilidade / Reportar erro

Modelo de manequim facial: uma ferramenta segura e de baixo custo para o ensino da aplicação de toxina botulínica nas residências em neurologia

Resumo

Antecedentes

A aplicação de toxina botulínica (TxB) no tratamento do blefaroespasmo e do espasmo hemifacial (EH) é uma prática bem estabelecida. No entanto, os programas de residência em neurologia frequentemente dependem de pacientes reais para treinamento, o que apresenta limitações em termos de disponibilidade de pacientes e aquisição de habilidades.

Objetivo

Avaliar a eficácia de um novo modelo de manequim facial para aquisição de habilidades motoras na aplicação de TxB.

Métodos

Foi desenvolvido um modelo antropomórfico de manequim facial em coloboração com uma empresa de simuladores de treinamento médico. Um grupo constituído por sete neurologistas e um oftalmologista com experiência em aplicação de TxB avaliou o modelo utilizando um instrumento adaptado de revisão de objeto de aprendizagem (LORI). O instrumento analisou aspectos como: qualidade do conteúdo, alinhamento dos objetivos de aprendizagem, feedback e adaptação, motivação, concepção da apresentação e acessibilidade.

Resultados

O modelo de manequim facial obteve pontuações altas na avaliação do LORI com os maiores escores em alinhamento com os objetivos de aprendizagem e motivação. O modelo também obteve boas pontuações em termos de acessibilidade, qualidade do conteúdo e concepção da apresentação. No entanto, o item feedback e adaptação recebeu uma pontuação média mais baixa, devido à natureza estática.

Conclusão

O modelo manequim facial mostra-se promissor como uma EH e blefaroespasmo. O modelo reduz a dependência de pacientes reais para treinamento portátil, de baixo custo e de fácil fabricação para uso em diversos cenários de treinamento, proporcionando uma experiência de aprendizagem mais ampla e segura para residentes de neurologia. Além disso, fornece uma experiência de aprendizagem realista e oferece portabilidade, economia e facilidade de fabricação para uso em vários cenários de treinamento médico. É uma ferramenta eficaz e acessível para o ensino da aplicação de TxB.

Palavras-chave
Toxinas Botulínicas; Espasmo Hemifacial; Blefaroespasmo; Exercício de Simulação; Destreza Motora

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org