Acessibilidade / Reportar erro

Associação entre a função cognitiva e parâmetros de ecocardiografia e angiografia da artéria coronária

RESUMO

O objetivo deste estudo é encontrar associação entre cognição e resultados de exames ecocardiográficos e angiográficos, com base em avaliações neuropsicológicas.

Método:

Foi avaliada a cognição de 85 pacientes que foram submetidos a angiografia coronária. O escore de Gensini foi calculado para o índice de doença arterial coronariana (DAC). Foi realizado também, o exame ecocardiográfico a fim de descobrir os índices de funcionamento cardíaco.

Resultados:

A fração de ejeção do ventrículo inferior esquerdo está correlacionada com a baixa pontuação na capacidade visual e espacial, função executiva, velocidade de processamento/atenção e memória verbal (p ≤ 0,05). Alto escore de Gensini e tamanho do átrio esquerdo correlacionados com baixa função executiva, velocidade de processamento/atenção (p ≤ 0,05). No grupo de pacientes com estado cognitivo prejudicado, alto escore de Gensini correlacionado com diminuição da velocidade de processamento/atenção (p = 0,01) e índice e' associado a baixa capacidade da função executiva (p = 0,05).

Conclusão:

Diminuição da velocidade de processamento/atenção e da função executiva pode estar correlacionado a disfunção cardíaca e DAC. O Color Trail Test pode ser considerado para uma triagem simples de problemas cognitivos em pacientes idosos com DAC ou disfunção diastólica.

Palavras-chave:
cognição; doença da artéria coronariana; ecocardiografia; função ventricular esquerda

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org