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Avaliação clínica e neuropsicológica das funções executivas em uma amostra de crianças e adolescentes com epilepsia idiopática

Objetivo

Comparar as funções executivas de crianças e adolescentes com epilepsia idiopática com um grupo controle e correlacioná-las com dados clínicos, nível intelectual, desempenho acadêmico.

Método

Estudo transversal, descritivo e analítico. Foram avaliados 31 casos e 35 controles através do WCST (Wisconsin Card SortingTest). Os resultados foram comparados com dados clínicos (tipo e frequência de crises, duração da doença e número de drogas antiepilépticas utilizadas), QI (WISC-III) e desempenho acadêmico (TDE).

Resultados

Pacientes com epilepsia tiveram piores resultados de funções executivas. Não houve correlação linear positiva entre a pontuação nos testes e as variáveis da epilepsia. Houve associação positiva entre desempenho acadêmico e alguns resultados de função executiva.

Conclusão

Crianças com epilepsia idiopática bem controlada podem apresentar déficit de função executiva não relacionado a aspectos clínicos. Isso pode influenciar o rendimento acadêmico.

epilepsia; função executiva; criança; adolescente


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