Accessibility / Report Error

O mini-exame de estado mental é o melhor teste de rastreamento cognitivo para indivíduos com menor escolaridade?

Resumo

Os resultados do Mini-Exame de Estado Mental (MEEM) são consideravelmente influenciados pelo nível de escolaridade. A Bateria Breve de Rastreio Cognitivo (BBRC) é uma ferramenta de rastreamento cognitivo alternativa que fornece resultados mais acurados em indivíduos com menor nível de escolaridade.

Objetivo:

Comparar o MEEM e a BBRC como testes de rastreamento cognitivo.

Métodos:

112 participantes foram submetidos ao MEEM e a BBRC por 2 avaliadores cegos para o resultados do outro teste. Os participantes foram classificados de acordo o nível de escolaridade. A influência do nível de escolaridade foi analisada utilizando o teste de Kruskal-Wallis e o teste de comparações múltiplas.

Resultados:

As pontuações do MEEM (p < 0,0001) e do teste do desenho do relógio (p < 0,0001) foram influenciadas pelo nível de escolaridade, porém o teste de memória tardia não sofreu influência do nível de escolaridade (p = 0,0804). O teste de fluência verbal (p = 0,00035) foi influenciado apenas pelos níveis educacionais mais altos. A aplicação do MEEM levou 3 minutos a menos que a da BBRC (p < 0,0001).

Conclusão:

Os achados desse estudo sugerem que o teste de memória tardia e o teste de fluência verbal da BBRC são mais adequados que o MEEM e o teste do desenho do relógio como ferramentas para avaliação cognitiva em populações com menor nível educacional.

Palavras-chave:
Demência; cognição; transtornos cognitivos; memória

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org