Acessibilidade / Reportar erro

A identificação de células neoplásicas no LCR foi maior com o uso da citocentrifuga do que com câmara de Suta

RESUMO

Objetivo

Definir qual a melhor forma de concentrar amostras de LCR para obter maior porcentagem de positividade para o diagnóstico de infiltração neoplásica. comparando dois métodos diferentes de concentração de células, sedimentação e citocentrifugação.

Métodos

Análise retrospectiva de 411 laudos de LCR.

Resultados

Estudo comparativo descritivo. A identificação de células neoplásicas no LCR foi mais elevada quando usada a citocentrífuga do que a câmara de Suta (28% vs 19,0%, respectivamente; p = 0,038). Centrifugação identificou maior número de células neoplásicas em amostras com concentração de células < 5 células/mm3 e superior a 200 células/mm3, embora não significativo. Não houve perda de linfócitos usando qualquer um dos métodos.

Conclusões

A citocentrifugação identificou um número maior de células malignas no LCR do que a sedimentação com a câmara de Suta. No entanto, não houve diferença entre os métodos quando as contagens de leucócitos estavam dentro do intervalo normal.

líquido cefalorraquidiano; citologia, centrifugação, sedimentação

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org