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Distúrbios do sono em estudantes do ensino médio e curso pré-vestibular

A adolescência é tida como um período em que o jovem tem que fazer escolhas; a entrada na universidade é uma delas. O processo seletivo é concorrido, trazendo à tona angústia e ansiedade, fatores de risco para o surgimento de distúrbios do sono. OBJETIVO: Verificar a ocorrência de distúrbios do sono em estudantes do terceiro ano do ensino médio e de curso pré-vestibular. MÉTODO: Foi realizado um estudo transversal, descritivo. A amostra de 529 estudantes (M=241; F=288) de três escolas públicas, quatro escolas privadas e dois cursos pré-vestibulares, de um bairro de classe média, da cidade de São Paulo, na faixa etária entre 16 e 19 anos. Utilizou-se o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (IQSP) - questionário padronizado. RESULTADOS: Verificou-se que os participantes (52,9%) levavam cerca de 30 minutos para dormir, com a média de 306,4 minutos dormidos, apresentavam sonolência diurna moderada (n=243, 45,9%) e indisposição (n=402, 75,9%) para desenvolver as atividades. Os escores (M e F) são semelhantes, no que se refere aos problemas que influenciam o sono. CONCLUSÃO: Existe a ocorrência de distúrbios do sono e má qualidade do sono na população estudada.

qualidade do sono; distúrbios do sono; adolescentes; ensino médio


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