Acessibilidade / Reportar erro

Validação do PCR multiplex para o diagnóstico de meningite bacteriana aguda com cultura de liquido cefalorraquidiano negativa

RESUMO

Este estudo avaliou as características funcionais da reação em cadeia da polimerase (PCR) multiplex para amostras de líquido cefalorraquidiano (LCR) de pacientes com características celulares e bioquímicas de meningite bacteriana aguda e culturas de LCR positivas ou negativas.

Métodos:

O PCR multiplex foi realizado em 36 amostras de LCR: meningite bacteriana aguda comprovada por cultura (n = 7), meningite bacteriana aguda com cultura negativa (n = 17), meningite linfocítica (n = 8) e LCR normal (n = 4). As características funcionais do PCR multiplex foram avaliadas para meningite bacteriana definitiva e provável, utilizando cultura positiva, características citológicas e bioquímicas do LCR como padrão-ouro.

Resultados:

O PCR multiplex do LCR foi eficiente no grupo com características celulares e bioquímicas do LCR de meningite bacteriana, mas com cultura do LCR negativa. Este grupo demonstrou especificidade, valor preditivo positivo e eficiência altos.

Conclusões:

Os autores concluíram que o PCR multiplex do LCR pode melhorar a velocidade e a precisão do diagnóstico de meningite bacteriana em um ambiente clínico como complemento aos ensaios imunológicos e bacteriológicos clássicos no LCR. Também é útil para meningite bacteriana aguda com cultura de LCR negativa.

Palavras-chave:
Líquido cefalorraquidiano; meningite; meningite bacteriana; reação em cadeia da polimerase

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org