Acessibilidade / Reportar erro

Escala FAST-ED para a triagem pré-hospitalar de oclusão de grande vaso: resultados de campo

Resumo

Antecedentes

O acidente vascular cerebral isquêmico (AVCI) é uma doença altamente dependente do tempo. A triagem de pacientes com AVCI na cena deve considerar um equilíbrio cuidadoso entre o melhor destino para a administração rápida de terapias de reperfusão intravenosas e/ou endovasculares.Jáfoi demonstrado que a escala deAvaliação de campo de triagem de AVC para destino de emergência (Field Assessment Stroke Triage for Emergency Destination, FAST-ED, em inglês) tem precisão comparável à da Escala de AVC dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (National Institutes of Health Stroke Scale, NIHSS, em inglês). Entretanto, a FAST-ED não foi testada em campo.

Objetivo

Avaliar a acurácia da escala FAST-ED na detecção de AVCI por oclusão de grande vaso (OGV) no contexto pré-hospitalar.

Métodos

Estudo transversal de dados prospectivos consecutivos, coletados de fevereiro de 2017 a maio de 2019, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, em que se correlacionam a pontuação pré-hospitalar na escala FAST-ED e o diagnóstico hospitalar de OGV. A área sob a curva (ASC), a sensibilidade, a especificidade, o valor preditivo positivo (VPP), e o valor preditivo negativo (VPN) foram calculados.

Resultados

Ao todo, 74 pacientes foram incluídosnaanálise. Comparada aodiagnóstico de OGV na alta hospitalar, a escala FAST-ED aplicada em campo por profissionais do préhospitalar teve sensibilidadede80%, especificidadede47,7%, VPPde51,1%, VPN de 77,8%, e ASC de 0,68 (intervalo de confiança de 95% [IC95%]: 0,55–0,80). Entre pacientes com diagnóstico final de AVCI, a precisão foi mais alta, com ASC de 0,75 (IC95%: 0,60–0,89), sensibilidade de 80%, especificidade de 60%, VPP de 80%, e VPN de 60%.

Conclusões

Neste estudo, a escala FAST-ED, aplicada por profissionais do pré-hospitalar em campo, demonstrou precisão moderada, com alta sensibilidade e VPN, atributos essenciaispara umaescaladetriagem.Embora estudoscomamostras maiores ainda sejam necessários, estes achados apoiam o uso da FAST-ED na triagem de AVCI.

Palavras-chave:
Acidente Vascular Cerebral; Triagem; Serviços Médicos de Emergência; Trombectomia; Aplicativos Móveis

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org