Acessibilidade / Reportar erro

Proposta de um instrumento de triagem para transtorno do espectro autista em crianças (Escala Mini-TEA)

Resumo

Antecedentes

O transtorno do espectro autista (TEA) requer profissionais treinados para o diagnóstico, escassos no Brasil. Instrumentos de triagem poderiam identificar casos prioritários para avaliação. O único em português brasileiro é empregado para crianças até 30 meses de idade.

Objetivo

A escala Mini-TEA foi concebida e testada como triagem para crianças entre 2,5 e 12 anos.

Métodos

Estudo foi conduzido de dezembro de 2022 a abril de 2023 na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Passo Fundo/RS, após a aprovação bioética local. O recrutamento consistiu em convite aos familiares de crianças que estavam sendo avaliadas para TEA e por divulgação local. Os critérios de inclusão foram idade entre 2,5 e 12 anos e consentimento do guardião legal. Familiares de 75 crianças foram entrevistados com a escala Mini-TEA (15 itens). Depois, as crianças foram avaliadas para o diagnóstico de TEA por neuropediatra. A sensibilidade e a especificidade do diagnóstico de TEA com os escores da Mini-TEA foram mensuradas. A validade e a confiabilidade da escala Mini-TEA foram avaliadas por experts e pela população alvo. A reprodutibilidade dos escores foi medida após ± 40 dias.

Resultados

Dos 75 participantes, 28 receberam diagnóstico de TEA. Escores ≥ 10 na escala Mini-TEA requerem avaliação das crianças (sensibilidade 100%; especificidade 68%). O coeficiente de validação de conteúdo (CVC) rendeu valores > 0,80 (aceitável). Análises de teste-reteste com coeficiente de correlação intraclasse (ICC) indicou excelente confiabilidade (> 0,90). O tempo gasto para a triagem foi cerca de 10 minutos.

Conclusão

A escala Mini-TEA constitui ferramenta breve e fácil para triagem de TEA em crianças.

Palavras-chave
Transtorno do Espectro Autista; Triagem; Sensibilidade e Especificidade

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org