Acessibilidade / Reportar erro

A associação de anomalia de Círculo de Willis e o risco de AVC em pacientes com doença carotídea

RESUMO

O Círculo de Willis é um importante sistema colateral que mantém a perfusão à área estenótica da carótida contralateral e da artéria basilar para a região de perfusão cerebral reduzida. O objetivo do presente estudo foi comparar a anomalia do Círculo de Willis em pacientes com doença carotídea assintomática e sintomática unilateral.

Resultados

Neste estudo retrospectivo, foram analisados 175 pacientes que foram à nossa clínica ambulatorial de AVC, entre janeiro de 2013 e junho de 2015, com doença carotídea assintomática ou sintomática unilateral, e que fizeram angiografia por tomografia computadorizada. Propriedades demográficas, estenose da artéria carótida e anomalia do Círculo de Willis foram registradas.

Conclusão

Não houve diferença estatisticamente significativa em pacientes com doença carotídea sintomática e assintomática em termos de anomalia do Círculo de Willis.

círculo de Willis; doença das artérias carótidas; acidente vascular cerebral; angiografia

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org