Acessibilidade / Reportar erro

Padrão de desempenho no Conners' CPT em crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade e dislexia

O presente estudo investigou o desempenho de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e dislexia no Teste de Desempenho Contínuo de Conner (do inglês Conners' Continnuous Performance Test). Foram considerados dois grupos clínicos: 52 crianças com TDAH e 32 com dislexia. O desempenho no CCPT foi analisado por meio do teste ANCOVA, comparando os grupos clínicos com a amostra de normatização brasileira. O grupo TDAH teve pior desempenho que os controles em quase todas as medidas, exceto em medidas de tempo de reação e estilo de resposta. Já o grupo dislexia teve maiores escores em comissões, variabilidade, perseverações e inconsistência nas mudanças de tempo de reação no decorrer dos seis blocos de tempo (Hit SE Block Change). Os grupos TDAH e disléxicos diferiram entre si nas medidas de omissões, variabilidade do tempo de reação, perseverações, mudança de tempo de reação por intervalos interstimulus. Verificou-se assim que as crianças com dislexia apresentam padrões específicos de déficits, com maior resposta aos estímulos não alvos, maior perseveração e variabilidade de respostas, assim como dificuldades no tempo de reação conforme o desenvolvimento do teste.

Teste de Desempenho Contínuo de Conner; desenvolvimento infantil; transtorno do déficit de atenção e hiperatividade; transtornos de aprendizagem; dislexia


Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org