Acessibilidade / Reportar erro

A prevalência do bruxismo e fatores relacionados em pacientes com esclerose múltipla: um estudo comparativo

RESUMO

Objetivo:

Neste estudo, pretendeu-se determinar a prevalência de bruxismo e fatores relacionados em pacientes com esclerose múltipla (EM).

Métodos:

Diagnosticados com EM remitente recidivante sob os critérios de McDonald Diagnostic revisados em 2010, 182 pacientes sem ataques de EM durante os últimos três meses foram incluídos no grupo de pacientes, e 145 indivíduos saudáveis constituíram o grupo de controle no estudo. Os dados demográficos dos participantes dos dois grupos foram determinados. Nos grupos de pacientes e controle, o diagnóstico de bruxismo definitivo foi feito usando a Classificação Internacional de Distúrbios do Sono (1) (Manual de Diagnóstico e Codificação Segunda Edição).

Resultados:

O bruxismo foi detectado em 29,7% (n = 54) dos pacientes e observado dentro de 12,4% (n = 18) dos controles, e a diferença foi estatisticamente significante (p <0,001). De todos os pacientes, o tempo inicial de bruxismo foi encontrado em 70,4% (n = 38) após o diagnóstico e em 29,6% (n = 169) antes do diagnóstico. Em comparação com aqueles sem bruxismo, os níveis de idade média (p = 0,031) e o escore da Escala de Status de Incapacidade Expandida (p = 0,001) também foram significativamente maiores entre os pacientes com esclerose múltipla com bruxismo. Entre os pacientes com esclerose múltipla com e sem bruxismo, não foi encontrada diferença significativa em termos de sexo, estado civil, status educacional, emprego, tabagismo, número total de ataques, número de ataques no último ano e medicamentos utilizados.

Conclusões:

A freqüência de bruxismo foi maior em pacientes com esclerose múltipla do que nos controles. O bruxismo está associado à idade e ao escore da Escala de Status de Incapacidade Expandida (EDSS) em pacientes com EM.

Palavras-chave:
Bruxismo; Esclerose múltipla

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org