Acessibilidade / Reportar erro

Tradução, adaptação transcultural e validação da Los Angeles Prehospital Stroke Screen para uso no Brasil

RESUMO

Antecedentes:

O acidente vascular cerebral (AVC) é uma das principais causas de morte e sequelas neurológicas no mundo. Muitas escalas auxiliam os profissionais no reconhecimento precoce da doença. Entretanto, nenhum desses instrumentos foi desenvolvido no Brasil.

Objetivos:

Traduzir a escala Los Angeles Prehospital Stroke Screen (LAPSS) para o português brasileiro, adaptar transculturalmente e validá-la na população brasileira.

Métodos:

Este estudo ocorreu em duas fases sendo a primeira constituída no processo de validação e adaptação transcultural da LAPSS e a segunda num estudo transversal de dados coletados prospectivamente em pacientes com suspeita de AVC tratados em um pré-hospitalar brasileiro e encaminhados a um centro de AVC. Utilizou-se análise estatística para avaliar a sensibilidade, especificidade e precisão da escala. O coeficiente Kappa de Cohen (κ) foi usado para avaliação psicométrica.

Resultados:

Após a tradução e adaptação transcultural, a escala foi aplicada em 86 pacientes. O instrumento final apresentou sensibilidade de 83,8%, valor preditivo positivo de 79,60%, especificidade de 40,70%, valor preditivo negativo de 47,80% e acurácia de 77%. O coeficiente Kappa de Cohen foi calculado com os dados de 26 pacientes (30,23%), demonstrando excelente confiabilidade interobservador em 52,96% dos itens da escala.

Conclusões:

A escala foi traduzida e adaptada transculturalmente para uso no Brasil apresentando alta sensibilidade e acurácia porém baixa especificidade. O coeficiente de Kappa demostrou confiança interobservador. A maior dificuldade ocorreu quando a avaliação física do paciente incluiu identificações subjetivas. Além disso, a escala exclui pacientes com idade menor do que 45 anos como suspeitos de AVC.

Palavras-chave:
Acidente Vascular Cerebral; Serviços Médicos de Emergência; Diagnóstico Precoce.

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org