Acessibilidade / Reportar erro

Uma coleção de arquitetura moderna: imagem e narratividade no catálogo latino-americano de Henry-Russell Hitchcock (1955)1 1 Uma versão inicial deste texto foi apresentada em 2010, como parte da Sessão Temática “Coleções de Arquitetura” do I ENANPARQ - Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Rio de Janeiro, UFRJ, UFF, ANPARQ, 2010), proposta e coordenada por Gustavo da Rocha Peixoto. Desde então, avanços importantes no conhecimento do tema foram produzidos. Destacam-se, especialmente, a exposição “Latin American in Construction. Architecture 1955-1980”, curada por Berry Bergdoll, Carlos Eduardo Comas, Jorge Francisco Liernur e Patricio del Real (2015); a investigação doutoral de Patricio del Real (2011; 2012); os textos de Horacio Torrent (2014, 2015, 2017). A presente versão comporta uma ampliação substancial da discussão inicialmente formulada, favorecida pela oportunidade de consultar os arquivos do MoMA (The Museum of Modern Art, New York), com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A modern architecture collection: Image and narrativity in Henry-Russell Hitchcock’s catalog on Latin America (1955)

RESUMO

Os edifícios são colecionáveis? Houve quem colecionasse projetos, como o casal Tremaine, para quem Niemeyer e Johnson projetaram casas nunca construídas; certas exposições incorporaram protótipos arquitetônicos, como a casa que Breuer levantou no jardim do MoMA em 1949. Mas na grande maioria das vezes, as obras de arquitetura entram nos museus e na historiografia através de algo que as representa. Essas representações - fotografias, desenhos - geralmente compõem catálogos que, de certa maneira, desfrutam de uma vida independente das exposições que os originaram e superam-nas em longevidade. Latin American Architecture since 1945, catálogo decorrente da exposição homônima organizada por Henry-Russell Hitchcock para o MoMA em 1955, é hoje amplamente reconhecido como peça fundamental na construção historiográfica da arquitetura moderna latino-americana, bem como o Brazil Builds de Philip Goodwin (1943)GOODWIN, Philip Lippincott; SMITH, G. E. Kidder. Brazil builds: architecture new and old, 1652-1942. New York: The Museum of Modern Art , 1943.. Os catálogos de arquitetura são produtos bibliográficos onde as imagens têm papel preponderante sobre os textos. Entram na categoria da coleção de figuras ou do álbum fotográfico. Contudo, não obstante a prioridade da imagem sobre a palavra, o catálogo constitui, também, uma narrativa. O objetivo deste texto é interrogar a condição narrativa própria do catálogo como coleção de arquitetura, como álbum fotográfico, em suas correlações com os métodos da historiografia e com a formação do conceito de arquitetura moderna, através de Latin American Architecture since 1945.

PALAVRAS-CHAVE:
Coleção; Narrativa; Arquitetura moderna; América Latina

Museu Paulista, Universidade de São Paulo Rua Brigadeiro Jordão, 149 - Ipiranga, CEP 04210-000, São Paulo - SP/Brasil, Tel.: (55 11) 2065-6641 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anaismp@usp.br