Acessibilidade / Reportar erro

PARDOS LETRADOS EM SOCIEDADES ESCRAVISTAS: EDUCAÇÃO E MUDANÇA DE STATUS SOCIAL (AMÉRICA PORTUGUESA E CARIBE ESPANHOL, C.1750-1807)

LITERATE MULATTOS IN SLAVE SOCIETIES: EDUCATION AND SOCIAL STATUS CHANGE (PORTUGUESE AMERICA AND SPANISH CARIBBEAN, C. 1750-1807)

Resumo

Este artigo discute a relação entre o letramento e o status social dos pardos livres na América portuguesa e no Caribe espanhol ao longo da segunda metade do século XVIII e primeiros anos do século XIX. Em decorrência da mácula da escravidão, os pardos ocupavam um lugar social subordinado, sendo acometidos por leis excludentes e estigmas. Objetiva-se compreender o impacto do letramento na sua capacidade de qualificar os pardos ao exercício de funções sociais mais valorizadas, como os ofícios de escrivão, notário e tabelião. Para além dos efeitos materiais, sugere-se que o letramento influía no status social por dotar os pardos de maior capacidade de resistência aos preconceitos e restrições legais impostas ao grupo e inseri-los de modo particular nas relações de poder coloniais.

Palavras-chave:
Pardos Livres; Sociedades Escravistas Ibero-Americanas; Letramento; Status Social

Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP Estrada do Caminho Velho, 333 - Jardim Nova Cidade , CEP. 07252-312 - Guarulhos - SP - Brazil
E-mail: revista.almanack@gmail.com