Acessibilidade / Reportar erro
Alfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto), Volume: 62, Número: 2, Publicado: 2018
  • “A CADA UM CONVÉM UMA COISA”: DEBATE E POLÊMICA EM TORNO DA SOCIOLINGUÍSTICA PARAMÉTRICA NA HISTÓRIA DA LINGUÍSTICA BRASILEIRA Artigos Originais

    BATISTA, Ronaldo de Oliveira

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo analisa um debate na linguística brasileira da década de 1980, quando Fernando Tarallo, José Borges Neto e Ana Lúcia de Paula Müller divergiram sobre a sociolinguística paramétrica. Na perspectiva de estudo da Historiografia da Linguística e a partir de um quadro sociorretórico de análise, que define diretrizes teórico-metodológicas desta proposta, o texto apresenta (i) considerações sobre o que se compreende nesta interpretação como retórica e (ii) uma análise historiográfica do debate. Esse olhar analítico considera para sua perspectiva interpretativa elementos discursivos dos discursos adotados no debate (ou seja, a retórica assumida pelos linguistas) e também elementos de natureza social, que podem circunscrever esses discursos em grupos específicos de pesquisadores em ciência da linguagem no Brasil. Aponta-se para o fato de que o debate em questão, diversas vezes referenciado quando se trata de uma história da linguística brasileira, manteve a sua natureza polêmica, evidenciando que a retórica dos linguistas, quando considerada pelo olhar historiográfico, deve ser compreendida a partir da sua inscrição social e histórica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article analyzes a debate in the Brazilian linguistics of the 1980s, when Fernando Tarallo, José Borges Neto and Ana Lúcia de Paula Müller differed on a parametric sociolinguistics. In the perspective of a study of the Historiography of Linguistics and based on a socio-rhetorical framework of analysis, which defines theoretical and methodological guidelines of this proposal, the text presents (i) considerations about what is understood in this interpretation as rhetoric and (ii) a historiographic analysis of the debate. This analytical view considers for its interpretative perspective discursive elements of the discourses adopted in the debate (that is, the rhetoric assumed by the linguists), and also elements of a social nature, which can circumscribe the discourses in specific groups of researchers (theory groups) in language science in Brazil. It is pointed out that the debate in question, several times referenced when it comes to a history of Brazilian linguistics, maintained its polemical nature, evidencing that the rhetoric of linguists, when assumed by the historiographic view, must be understood from of its social and historical inscription.
  • A (INSISTENTE) PROBLEMATIZAÇÃO DO ESTRUTURAL VERSUS CONTEXTUAL PARA O TRATAMENTO DA SIGNIFICÂNCIA: UMA ANÁLISE DO ‘PARADOXO SEMÂNTICO’ À LUZ DA TEORIA DOS BLOCOS SEMÂNTICOS Artigos Originais

    MACHADO, Julio Cesar

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente artigo elege a seguinte questão fulcral: como operar o confronto ou aliança entre estrutura da linguagem e seu funcionamento para refletir a significância nesta/desta relação? Para apreendermos esta problemática, mobilizaremos dois objetivos, que são questões que inquietam o semanticista de qualquer filiação: como estabilizar, em Linguística, aspectos teóricos diante de (a) estruturas fora do uso, ambiguamente semânticas, e também diante de (b) estruturas que permitem vários usos, e por isso apresentam/produzem vários sentidos? Para analisar tais objetivos, valer-nos-emos de uma definição de “paradoxo” enquanto corpus, que nos permitirá operar, de fato, nosso objeto de estudo: o paradoxo semântico, neonoção que observa contrários interdependentes, e que tomaremos enquanto noção técnica no interior da Teoria dos Blocos Semânticos, de Carel e Ducrot, filiação teórica basilar desta pesquisa. Nossa hipótese é confirmada pelos resultados obtidos: qualquer que seja o procedimento estratégico que se opere ou que se nomeie, a significação estrutural é ponto de passagem e de retorno em análise semântica, o que nos leva a concluir que, se não se pode entender o movimento sem a ideia de inércia, não se pode trabalhar o sentido enunciativo sem a significação estrutural. Tal condição parece ser imperativa em Semântica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article focuses on the principal question of how to manage the confrontation or alliance between language structure and its functioning to reflect its significance in/of this relationship. To tackle this question, we will mobilize two objectives, which disturb semanticists of any affiliation, i.e., how to stabilize, in Linguistics, the theoretical aspects in view of (a) semantically ambiguous obsolete structures; (b) structures that include various uses and therefore, express/produce various meanings. To accomplish this, we utilize the definition of “paradox” as a corpus, which will enable us to operate the object of this study, viz., the semantic paradox, the present-day concept that perceives interdependent contraries, and which we have employed as a technical notion within the Theory of Semantic Blocks proposed by Carel and Ducrot, the principal theoretical support of this research. Our hypothesis is confirmed by the results obtained: regardless of the strategic procedure one works with or names oneself, structural signification is both the starting and returning point in semantic analysis, which assists us to draw the conclusion that, if it is not possible to understand movement without the concept of inertia, it is not possible to work the enunciative meaning without the structural signification. Such a condition appears to be imperative in Semantics.
  • REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS DA ESCOLA DEMOCRÁTICA DO DF NA MÍDIA JORNALÍSTICA Artigos Originais

    JUNQUEIRA, Thaís Lôbo; SILVA, Francisca Cordelia Oliveira da

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo, tratamos da accountability horizontal, da accountability societal vertical, da representação e da intertextualidade a fim de analisar as representações discursivas da escola democrática, da qualidade da democracia (DIAMOND; MORLINO, 2005; O’DONNEL, 1998) e da violência (MINAYO, 2006, 2009) que reproduzem relações de dominação e de exploração (FAIRCLOUGH, 2003). Esse estudo demonstra como os efeitos potenciais de sentido que a mídia jornalística transmite, no gênero reportagem, legitimam relações sociais hegemônicas. A análise linguística dos textos verbais, não verbais e multimodais da reportagem do portal de notícias Metrópoles sobre escolas públicas do Distrito Federal focou a seleção lexical de textos verbais, o enfoque multimodal e as metáforas utilizadas com base na Análise de Discurso Crítica (ADC) (FAIRCLOUGH, 2001, 2003, 2006) e na Teoria da Semiótica Social da Multimodalidade (TSSM) (KRESS; VAN LEEUWEN, 2001, 2006 [1996]; KRESS, 2010). Nesta pesquisa, evidenciou-se que o jornalista legitimou relações sociais hegemônicas, apesar de demonstrar alto comprometimento com a identidade social criada para o Governo do Distrito Federal por meio das metáforas que utilizou e da seleção lexical que fez dos relatos dessas autoridades.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This work concerns the horizontal and vertical societal accountabilities, as well as representation and intertextuality, in order to analyze discursive representations of the democratic school, including quality of the democracy (DIAMOND; MORLINO, 2005; O’DONNEL, 1998) and the violence (MINAYO, 2006, 2009) that reproduces relations of dominance and exploration (FAIRCLOUGH, 2003). This study demonstrates how meaning-making potentials broadcasted by the journalistic media can legitimate social hegemonic relations. The linguistic analysis of verbal, non-verbal and multimodal texts found in an article from the portal “Metrópoles” on public schools of the Federal District focused on the lexical selection of verbal texts, multimodal approach and metaphors used based on the Critical Discourse Analysis (CDA) (FAIRCLOUGH, 2001, 2003, 2006) and on the Theory of Multimodal Social Semiotics (TMSS) (KRESS; VAN LEEUWEN, 2001, 2006 [1996]; KRESS, 2010). This research evidenced that the journalist legitimated social hegemonic relations, despite showing a high level of commitment to the social identity created for the Government of the Federal District by means of metaphors and lexical selection used to depict such authorities.
  • PRODUÇÃO TEXTUAL EM CONTEXTO DE ENSINO SUPERIOR: REDISCUTINDO PERSPECTIVAS E PROCEDIMENTOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM Artigos Originais

    PINHEIRO, Petrilson

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo tem como objetivo apresentar e discutir resultados de uma investigação de base qualitativo-interpretativista dos procedimentos de ensino-aprendizagem utilizados em uma disciplina voltada exclusivamente para leitura e produção de textos acadêmicos do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (Profis) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no período de 2013 a 2016. Como aporte teórico, este estudo toma como base a perspectiva sociocultural de Vygotsky (2000, 2003) e, particularmente, seu conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), aliado aos conceitos de Mastery Learning (BLOOM, 1971), feedback recursivo (COPE; KALANTZIS, 2016) e Scaffolding (BRUNER; ROSS; WOOD, 1976). Os resultados mostram que se a produção textual for trabalhada por meio de um processo de avaliação formativa, de caráter prospectivo e construtivo, fornecendo um contínuo feedback para os aprendizes, é possível levá-los a novas formas de conhecimento, em que os andaimes necessários, construídos tanto com a ajuda de pessoas mais experientes, quanto por meio de seus próprios pares, podem, então, transformar seu desenvolvimento potencial, que se relaciona às capacidades e conquistas a serem obtidas pelos discentes, em desenvolvimento real, concernente às àquelas que já foram por eles atingidas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aims to present and discuss the results of an interpretive qualitative study of the teaching-learning procedures used in a discipline exclusively focused on reading and production of academic texts under the Programa de Formação Interdisciplinar Superior (Profis) of State University of Campinas (Unicamp), from 2013 to 2016. As its theoretical basis, this study uses Vygotsky’s sociocultural perspective (2000, 2003) and, particularly, his concept of Zone of Proximal Development (ZPD), together with the concepts of Mastery Learning (BLOOM, 1971), recursive feedback (COPE; KALANTZIS, 2016) and Scaffolding (BRUNER; ROSS; WOOD, 1976). The results show that if text production is submitted to a formative evaluation process of prospective and constructive character, with continuous feedback to students, there may be new ways to build knowledge which, developed with the help of more experienced people or through their own peers, can transform their potential development level, the one related to the abilities and achievements to be obtained by the students, into an actual development level, which concerns the achievements they have already accomplished.
  • LA INVESTIGACIÓN SOBRE LA ENSEÑANZA DE LENGUAS EN UN CONTEXTO TRANSFRONTERIZO: ANÁLISIS DEL PERFIL PROFESIONAL DOCENTE Artigos Originais

    DINIZ, Maristela Alves de Souza; PRIETO, Paloma Castro

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En el proceso de construcción de la identidad del profesional del docente, intervienen unas prácticas sociales y profesionales en las que participa. Éstas, a su vez, se ven afectadas por el contexto en el que se encuentran inmersas. En este artículo, nos situamos en un contexto transfronterizo de la región Brasil-Perú-Bolivia para abordar el perfil profesional del docente desde el análisis de sus percepciones. La finalidad de nuestro análisis es identificar aquellos elementos de la competencia plurilingüe que subyacen a su perfil profesional docente, lo que nos permitirá reflexionar sobre las potencialidades que ofrece el contexto transfronterizo para la construcción de una identidad profesional en la perspectiva de la educación plurilingüe. Nos situamos en el ámbito de la Didáctica de las Lenguas y la Literatura para abordar unos conceptos claves relacionados con la educación plurilingüe. Hemos identificado que los docentes son conscientes de las potencialidades del contexto y desarrollan unas prácticas pedagógicas que favorecen el desarrollo de la competencia plurilingüe.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In the process of building teachers´ professional identity, social and professional practices play an important role. Those practices are, however, affected by the context in which they are immersed. For the aim of this paper, we locate our research on the cross-border region Brazil-Peru-Bolivia to analyse teachers´ professional profile. The purpose of our analysis is to identify elements of plurilingual competence in their professional profile. It will allow us to reflect on the potentialities offered by a cross-border context in the process of building a professional identity of teachers from the perspective of plurilingual education. We locate our research in the field of Didactic of Language and Literature to address key concepts related to plurilingual education. We have identified that teachers are aware of the potentiality of the context and they develop pedagogical practices that contribute to the development of plurilingual competence.
  • PROPRIEDADES DO MODAL DEÔNTICO OUGHT-TO-BE Artigos Originais

    RECH, Núbia Ferreira; VARASCHIN, Giuseppe

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo, discutimos diferentes conceitos de obrigação a partir da distinção estabelecida por Feldman (1986): (i) interpretação ought-to-be, que envolve uma propriedade de um estado de coisas que deve ocorrer; e (ii) interpretação ought-to-do, que relaciona um agente a um estado de coisas. Supomos que tal distinção conceitual resulta de diferenças estruturais. Nessa linha, seguimos Brennan (1993) e Hacquard (2006, 2010). Como ainda não há na literatura uma proposta de representação estrutural que dê conta da interpretação ought-to-be, buscamos evidências no português brasileiro para depreender mais precisamente a posição em que o deôntico é concatenado na estrutura para gerar essa interpetação. Analisamos fatores como orientação dos deônticos, relação com outros núcleos modais e com categorias de tempo e aspecto. Nossos testes apontaram para a existência de um deôntico alto (ought-to-be). Este exibe propriedades de um ato de fala diretivo, é orientado para um agente na situação de fala (geralmente o addressee) e não carrega marcas de tempo ou aspecto. Embora o deôntico ought-to-be não compartilhe todas essas propriedades com o modal epistêmico, há evidências de que esses modais ocupam a mesma posição na estrutura. Por fim, propomos distinguir deônticos ought-to-be de epistêmicos e de deônticos ought-to-do a partir de dois traços: agentividade [Ag] e asserção [Assert].

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this article, we discuss different concepts of obligation based on the distinction originally established by Feldman (1986): (i) ought-to-be interpretation, which involves a property that a certain state of affairs must occur; and (ii) ought-to-do interpretation, which relates an agent to a state of affairs. We assume this conceptual distinction results from structural differences. In this line of argumentation, we follow authors like Brennan (1993) and Hacquard (2006, 2010). Since there is not yet a proposal of structural representation in the literature that contemplates the ought-to-be interpretation, we searched for evidence in Brazilian Portuguese to ascertain more precisely the position at which this deontic is structurally merged in order to generate its interpretation. We scrutinized factors such as the deontic’s orientation, its relation to other modal heads and also to tense and aspect categories. Our tests confirmed the existence of a high deontic (ought-to-be). This modal displays the properties of a directive speech act, being oriented towards an agent in the speech situation (usually the addressee), and it does not bear aspect or tense markers. Even though ought-to-be deontics do not share all these properties with the epistemics, there is evidence that they occupy the same position in the structure. Lastly, we also suggested that ought-to-be, ought-to-do deontics and epistemics can be distinguished based on two features: agentivity [Ag] and assertion [Assert].
  • A ATRIBUIÇÃO DO ACENTO NOS ADVÉRBIOS EM –MENTE NO PORTUGUÊS: DISCUSSÃO DE ASPECTOS PROSÓDICOS E RÍTMICOS Artigos Originais

    ABREU-ZORZI, Thais Holanda de; MASSINI-CAGLIARI, Gladis

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo objetiva apresentar uma discussão a respeito do comportamento prosódico dos advérbios em – mente no Português Arcaico (PA) e no Português Brasileiro (PB) sob o viés das Fonologias Prosódica e Métrica. Para a descrição do estatuto prosódico desses advérbios, sobretudo no PA, elegeram-se como corpus as 420 cantigas em louvor à Virgem Maria, conhecidas como Cantigas de Santa Maria (CSM), e as 1251 cantigas profanas (510 de amigo, 431 de escárnio e maldizer e 310 de amor). Por outro lado, elegeu-se como corpus de estudo do PB um recorte do banco de dados do “Corpus Online do Português”, elaborado em conjunto pelos pesquisadores Michael Ferreira, da Universidade de Georgetown, e Mark Davies, da Brigham Young University . A partir da coleta e da análise dos advérbios em - mente nos corpora , concluiu -se que tais advérbios são, do ponto de vista prosódico, compostos (um acento lexical e um secundário), tanto em PA como em PB, visto que podem ser considerados estruturas que são formadas por partes independentes entre si, em que a Regra de Atribuição do Acento atua em domínios distintos: nas bases já flexionadas e no “sufixo” –mente .

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to discuss the prosodic behaviour of adverbs ending in –mente in Archaic Portuguese (AP) and Brazilian Portuguese (BP) from the perspective of Prosodic and Metrical Phonology. In order to describe the prosodic status of such adverbs, especially in AP, 420 cantigas [a genre of poetry], known as Cantigas de Santa Maria (CSM) in praise of Virgin Mary, were chosen, as well as 1251 secular cantigas (510 cantigas de amigo, 431 cantigas de escárnio e maldizer and 310 cantigas de amor). On the other side, a selection of the “Cospus Online do Português” [Online Corpus of the Portuguese Language] database, jointly elaborated by Georgetown University’s researcher Michael Ferreira and Brigham Young University’s Mark Davies, was chosen as the corpus of study of BP. The collection and analysis of –mente adverbs in the corpora made it possible to conclude that these adverbs are, from a prosodic point of view, compounds (having a primary and a secondary stress) both in AP as well as BP, since they can be considered structures formed by independent parts of each other, in which the Stress Placement Rule operates in different domains: in the already inflected bases and in the –mente “suffix”.
  • ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA E ETNOGRAFIA Resenha

    OTTONI, Maria Aparecida Resende
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rua Quirino de Andrade, 215, 01049-010 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 5627-0233 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: alfa@unesp.br