Acessibilidade / Reportar erro

A APRENDIZAGEM DAS HABILIDADES AUDITIVAS: UM MEIO E UM FIM NA AQUISIÇÃO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

RESUMO:

A compreensão oral constitui um valioso meio de aprendizagem de línguas estrangeiras e um objetivo importante para os alunos no propósito de obter informações produzidas em segunda língua. Sua aquisição bem sucedida envolve o uso de processos mentais que precisam ser internalizados pelos alunos e posteriormente colocados em prática em suas interações orais para facilitar a compreensão em diferentes contextos comunicativos. É responsabilidade do professor encontrar as melhores formas de garantir a aquisição ativa dessa habilidade, escolhendo os tipos de tarefas e materiais que melhor atendam às necessidades e interesses dos alunos como indivíduos e como aprendizes de idiomas. Seguindo essas ideias, o presente artigo objetiva realçar a importância das habilidades auditivas no processo de aquisição de línguas estrangeiras. O trabalho também explora as formas em que essas habilidades podem ser abordadas em sala de aula para adicionar uma dimensão centrada no aluno ao processo de ensino-aprendizagem. Para atingir esses objetivos, o artigo se baseia em contribuições teóricas oferecidas por autores como Krashen (1982)KRASHEN, S. D. Principles and practice in second language acquisition. Oxford: Pergamon Press,1982.; Nunan (1998)NUNAN, D. Approaches to teaching listening in the language classroom. Taejon: KOTESOL, 1998. (Proceedings of the 1997 Korea TESOL Conference).; Richards (2008RICHARDS, J. C. Teaching listening and speaking. Cambridge: Cambridge University Press, 2008., 1983RICHARDS, J. C. Listening comprehension: Approach, design, procedure. TESOL quarterly, Washington, v.17, n.2, p.219-240, 1983.); Brown (2006)BROWN, S. Teaching listening. New York: Cambridge University Press, 2006.; Hinkel (2011HINKEL, E. (ed.). Handbook of research in second language teaching and learning. New York: Routledge, 2011., 2006HINKEL, E. Current perspectives on teaching the four skills. Tesol Quarterly, Washington, v.40, n.1, p.109-131, 2006.); Nation e Newton (2009NATION, I. S. P.; NEWTON, J. Teaching ESL/EFL listening and speaking. London: Routledge, 2009.); Vandergrift (2011VANDERGRIFT, L. Second language listening: presage, process, product, and pedagogy. In: HINKEL, E. (ed.). Handbook of research in second language teaching and learning. New York: Routledge, 2011. v.2, p.455., 2007VANDERGRIFT, L. Recent developments in second and foreign language listening comprehension research. Language teaching, Cambridge, v.40, n.3, p.191-210, 2007., 1999VANDERGRIFT, L. Facilitating second language listening comprehension: acquiring successful strategies. ELT Journal, London, v.53, n.3, p.168-176, 1999.); Rost (2011ROST, M. Teaching and researching listening. 2.ed. Harlow: Pearson Education, 2011., 2001ROST, M. Listening. In: CARTER, R.; NUNAN, D. (ed.). The Cambridge guide to teaching English to speakers of other languages. Cambridge: Cambridge University Press. 2001. p.7-13.) entre outros, que desenvolveram pesquisas substanciais nesse campo.

PALAVRAS-CHAVE:
Aquisição de habilidades auditivas; Processos auditivos; Necessidades dos alunos

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rua Quirino de Andrade, 215, 01049-010 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 5627-0233 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: alfa@unesp.br