Acessibilidade / Reportar erro

"Corramos un velo sobre esta escena tan triste": ópera e escravidão na Havana do século XIX* * Este artigo é uma versão reduzida e modificada de um capítulo da tese de doutorado Ópera flutuante: teatro lírico, literatura e sociedade no Rio de Janeiro do Segundo Reinado, defendida junto ao Departamento de Espanhol e Português da Universidade de Princeton (2018). O autor agradece a Pedro Meira Monteiro, Gabriela Nouzeilles, Rubén Gallo e Rachel Price, pela interlocução, bem como ao Programa de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Princeton, pelo financiamento de uma estada de pesquisa em Havana, no verão de 2015.

"Corramos un velo sobre esta escena tan triste": opera and slavery in 19 th century Havana

Resumo

Este ensaio descreve a instalação de um circuito lírico, na Havana da primeira metade do século XIX, para em seguida observar como ópera e escravidão são temas que aparecem entrelaçados em três narrativas datadas desses mesmos tempo e lugar. Autobiografía de un esclavo, de Juan Francisco Manzano, Cecilia Valdés, de Cirilo Villaverde, e Viaje a La Habana, da Condessa de Merlin, todas obras produzidas por escritores cubanos entre 1834 e 1844, desenham um panorama multifacetado da Havana oitocentista, em que se destacam a ópera como um eixo da engrenagem cultural e social da cidade, e o escravizado, como elemento que põe em movimento e lubrifica essa engrenagem.

Palavras-chave:
Juan Francisco Manzano; Cirilo Villaverde; Condessa de Merlin; narrativas de escravizados; literatura e ópera

Programa de Pos-Graduação em Letras Neolatinas, Faculdade de Letras -UFRJ Av. Horácio Macedo, 2151, Cidade Universitária, CEP 21941-97 - Rio de Janeiro RJ Brasil , - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: alea.ufrj@gmail.com