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MEMORY TRANSMISSION, SURVIVAL AND MULTICULTURALISM IN CONTEMPORARY CANADIAN LITERATURE

Resumo

Em 2014, a escritora quebequense Catherine Mavrikakis publica Diamanda Galas, uma narrativa em homenagem à artista e musicista americana de origim grega, Diamanda Galas, pela editora Héliotrope de Montréal, inaugurando uma nova coleção intitulada “Guerrières et Gorgones”. Na mesma época e na mesma coleção, outra escritora quebequense, Martine Delvaux, publica uma narrativa em homenagem à fotógrafa americana contemporânea Nan Goldin. “Que culto podemos reservar aos artistas profetas da contemporaneidade?”, interroga-se Mavrikakis. Insperando-se no trágico da época da AIDS dos anos 1980 para tentar transgredi-lo, a literatura poderá transmitir experiências traumáticas e de “sobrevivência” sem ter a finalidade “regulá-las”? E qual o vínculo entre história, criatividade e memória, tal como foi evocado por Georges Didi-Huberman em Survivance des lucioles? Através das reflexões sobre o transcultural, o multiculturalismo e a força das mulheres em passar além dos traumas pessoais e coletivos, exploramos a questão da transmissão da memória na literatura contemporânea canadense tendo por base essas duas narrativas recentemente publicadas no Quebec.

Palavras-chave
transmissão memorial; sobrevivência; multiculturalismo; literatura canadense contemporânea; literatura e arte

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