Acessibilidade / Reportar erro

Influência dos níveis de nutrientes, tempo de viagem e disponibilidade de luz nas concentrações de clorofila-a fitoplanctônica em uma bacia de rio neotropical

Resumo:

Objetivo

Um maior conhecimento sobre os fatores que influenciam a biomassa de fitoplâncton em rios é importante para a caracterização da qualidade da água, bem como para prever os efeitos de mudanças ambientais destes ecossistemas. Este estudo quantificou as concentrações de clorofila-a na coluna de água da bacia hidrográfica do rio Miranda - MS, situada na região oeste do Brasil, uma das principais formadoras do bioma Pantanal, para identificar as principais influências na biomassa do fitoplâncton.

Métodos

Temperatura, profundidade, velocidade de correnteza, turbidez, transparência por Disco de Secchi, e concentrações de nutrientes, sólidos em suspensão, e clorofila-a foram medidos a intervalos aproximadamente mensais, durante um ano, em cinco pontos do planalto e três pontos na planície. Relações entre clorofila a e concentrações de nutrientes, tempo de viagem e disponibilidade de luz foram examinados.

Resultados

Os níveis de nutrientes foram geralmente baixos, sendo oligo- a mesotrófico. Altas concentrações de sólidos em suspensão foram encontradas (até aproximadamente 250 mg.L-1), especialmente na época chuvosa nos pontos no planalto. No planalto ocorreram baixas concentrações de clorofila-a, enquanto nos pontos da planície, com exceção de um, ocorreram dois picos, no inverno (época seca) e no verão (época chuvosa), de 4,9 e 2,4 µg.L-1, respectivamente, coincidindo com concentrações reduzidas de sólidos em suspensão.

Conclusões

Os baixos níveis de nutrientes provavelmente estão relacionados ao uso da terra, principalmente para pecuária. As altas concentrações de sólidos devem estar relacionadas à degradação da vegetação nativa, especialmente da mata ciliar nas últimas décadas. O tempo de viagem de aproximadamente três a quarto dias nos pontos de planalto, comparado ao tempo de aproximadamente dez dias nos pontos da planície, podem ter sido um fator determinante na diminuição da abundância de algas no planalto, enquanto a limitação por luz poderia ter sido importante diminuindo o crescimento de algas na planície.

Palavras-chave:
uso da terra; erosão; qualidade de água; Pantanal; algas

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com