Acessibilidade / Reportar erro

As pessoas podem detectar a perda de qualidade da água? Um experimento de campo para avaliar a correlação entre a percepção visual e o grau de eutrofização da água

Resumo

Objetivo

A quantidade e a qualidade da água são essenciais para manutenção de muitos serviços ecossistêmicos, biodiversidade e bem-estar humano. No presente trabalho, utilizamos um experimento de campo para avaliar a percepção visual do público em relação à perda de qualidade da água associada à eutrofização e esverdeamento da água. Nós hipotetizamos que, com um aumento na eutrofização (ou seja, esverdeamento da água devido ao aumento da clorofila-a), as pessoas podem detectar uma perda de qualidade da água e ameaças aos serviços ecossistêmicos.

Métodos

Nós utilizamos uma área experimental composta por seis mesocosmos (caixas d'água de 500L) com gradiente de clorofila-a variando de águas claras (sem clorofila-a) até mesocosmos eutróficos (águas muito verdes). Um total de 100 pessoas visitaram a área experimental in-situ, e 83 pessoas visualizaram imagens dos mesocosmos.

Resultados

Nossos resultados indicaram que as pessoas foram capazes de detectar a perda de qualidade da água associada ao aumento das concentrações de clorofila-a, e reconheceram que estas eram menos adequadas para atividade recreativa e consumo. Além disso, essa percepção não variou por gênero, educação formal ou frequência de visitas aos ecossistemas aquáticos.

Conclusões

Os resultados evidenciam potencial da percepção visual do público como uma estratégia simples, rápida e de alerta precoce para programas de monitoramento da qualidade da água e também uma abordagem que fortalece o vínculo entre ciência e sociedade.

Palavras-chave:
Clorofila-a; mesocosmo; tropical; fotografias; entrevista; ciência cidadã


Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com